Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Setores da Casa / Memorial / Serviços

Exposições Itinerantes

 

LISTA DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES 

DISPONÍVEIS PARA EMPRÉSTIMO 


As exposições do acervo do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, 

reúnem diversos temas para uso das escolas. 



Porto Alegre


Destinadas a aprofundar os conhecimentos sobre a cidade ao longo de sua história.

     

1.  Fontes d´Art em Porto Alegre: as origens do abastecimento de água na Capital. A exposição é baseada na obra “Fontes d’Art no Rio Grande do Sul” , de José Francisco Alves. 

2.  História da Câmara Municipal de Porto Alegre -  A exposição trata da história da Câmara Municipal de Porto Alegre desde suas origens, em 1773.  

3.  Os Irmãos Porto Alegre - A contribuição de Apelles, Aquylles e Apolinário Porto Alegre para a cultura gaúcha. 

4.   Morro Santa Teresa - A exposição apresenta a história da ocupação do Morro Santa Teresa no séc. XIX. 

5.   Paisagens silenciosas - Resumem representações da cidade de Porto Alegre feitas por artistas do séc. XIX.

6.  Planos Diretores de Porto Alegre - A exposição mostra a história do processo de criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre.  

7.  Porto Alegre: Cidade Maldita - A exposição retrata o mundo dos "excluídos" em Porto Alegre no final do séc. XIX. 

8.  Porto Alegre pelo Olhar dos Fotógrafos - A exposição apresenta o cotidiano e a arquitetura da Cidade entre os sécs. XIX e XX. 

9.  Viaduto Otávio Rocha - A exposição mostra a transformação do beco conhecido como General Paranhos na Avenida Borges de Medeiros. 

 

História do Rio Grande do Sul


     Estas exposições abordam temas ligados a fatos históricos marcantes do Estado, sendo ideais para estudantes a partir da 5ª. série do Ensino Fundamental. 


1.   Campanha da Legalidade - A exposição apresenta a história do Movimento da Legalidade, empreendido a partir do Rio Grande do Sul pelo Governador Leonel Brizola.  

2.  História do Movimento Ambientalista no RS - A exposição trata das origens dos movimentos ambientalistas à consolidação da política ambiental no Rio Grande do Sul. 

3.    História do Teatro Gaúcho - Descreve as origens do teatro gaúcho até o festival Porto Alegre em Cena. 

4.  Tradições Gaúchas - A exposição, com curadoria do folclorista Paixão Cortes, reúne aspectos centrais da cultura gaúcha nas áreas da dança, culinária, folclore e moda.  


Brasil


     Com temas que envolvem a história política brasileira, as exposições retratam desde a chegada dos portugueses até o período democrático pós 1985. Ideal para estudantes de 7ª e 8ª séries e do Ensino Médio. 


1.   História da Política Indigenista no Brasil - Aborda desde o surgimento desde o surgimento do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) de 1910 até a criação da FUNAI.

2.   História do Voto no Brasil - É descrita a história do processo eleitoral brasileiro. 

3.   Mídia e Ditadura - Descreve o contexto do controle da informação no regime militar. 

4.  Ó da Policia - Retrata o nascimento das políticas de controle social no Brasil por meio da análise do nascimento e evolução da política. 

5.  Porto Alegre, Câmara e o Movimento de 64 - A exposição descreve o contexto social, político e cultural de Porto Alegre às vésperas do movimento de 64. 

     

Personalidades

     

Destacados nomes da história local e do país são retratados em exposições biográficas. 


1.   Adel Carvalho - a exposição conta a história do ex-guarda-livros, empresário, jornalista e vereador de Porto Alegre. 

2.   Assis Brasil: O Senhor do Castelo - É narrada a vida de Joaquim Francisco de Assis Brasil, advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata brasileiro. 

3.   Castro Alves - A exposição relata a história do poeta e sua obra antiescravagista. 

4.  Cattani: Moda como História - São retratadas a história do estilista gaúcho e sua projeção no cenário mundial da moda. 

5.   Don João IV - A exposição mostra a trajetória da vinda da Família Real para o Brasil e a biografia de Dom João V. 

6.   Carlos Drummond de Andrade - A exposição retrata a história do poeta e escritor mineiro. 

7.   Jango - A exposição narra a história política brasileira na década de 1960, por meio da trajetória do gaúcho João Goulart na presidência do País. 

8.  João Cândido: A Luta pelos Direitos Humanos - Relata a história do gaúcho João Cândido Felisberto, que comandou a Revoluta dos Marinheiros (Revolta da Chibata) no ano de 1910.  

9.  JK 100 anos - A exposição mostra a modernização do Brasil no contexto da redemocratização e a ascensão de Juscelino Kubitschek.  

10. Julieta Batisttioli - A exposição versa sobre a história da primeira mulher a exercer a vereança na Câmara Municipal de Porto Alegre. 

11.  Luciana de Abreu - A exposição mostra a história da professora e escritora Luciana de Abreu.

12.  Lupicínio Rodrigues - Narra a trajetória do cantor e compositor porto-alegrense.  

13.  Lutzenberger - A exposição conta a história do ativista do movimento ecológico José Lutzenberger. 

14.  Maria Della Cosa - Narra a trajetória da atriz Maria Della Costa, do interior do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, seus trabalhos como modelo fotográfico, manequim e atriz.  

15. Monteiro Lobato - Integra o Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil e mostra a contribuição do autor paulista para a literatura infantil brasileira. 

16. Nísia Floresta - A exposição enfoca a luta feminista e de emancipação das mulheres no Brasil através da história de Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. 

17.  Oliveira Silveira - Narra a trajetória de Oliveira Silveira como militante do Movimento Negro em Porto Alegre, sendo um dos fundadores do Grupo Palmares.  

18. Oswaldo Cruz: o médico do Brasil - Descreve a trajetória do homem que revolucionou a saúde pública brasileira.

19.  Paulo Freire - Narra a história do educador brasileiro Paulo Freire.

20.  Pedro Alvares Cabral - A exposição resume a história do viajante português e sua relação com o Brasil. 

21.  Radamés Gnatalli: o Músico Total - É contatada a história de Radamés Gnatalli e sua influência sobre uma geração de compositores brasileiros.  

22. Rui Barbosa - A exposição resume a história do jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. 

23.  Sandra Pesavento - História de uma importante historiadora gaúcha. 

 

Crianças

      A Coleção aborda temas referentes ao mundo infantil, podendo ser utilizada em todo o Ensino Fundamental. 

1.  Cidade das Crianças A exposição retrata as origens das políticas de atendimento à criança em Porto Alegre.  

2.  História dos Brinquedos Conta a história do lazer e das atividades culturais voltadas à infância.

 3.  Mário Quintana das Crianças A exposição destina-se ao público infanto-juvenil, relatando a  vida e a obra     do poeta Mário Quintana.

 

Temas contemporâneos


     A coleção oferece uma abordagem nova para temas de história contemporânea para uso nas séries do ensinos Básico e Superior.


1. 11 de Setembro: Grandes Testemunhos - A reunião dos testemunhos dos maiores pensadores da atualidade sobre os atentados 11 de setembro nos Estados Unidos. 

2.   Atlas das Águas - Inspirada no Atlas Ambiental de Porto Alegre, de Rualdo Menegat e Clóvis Carraro, 

3.  Freud e a Política - A trajetória do médico e psicanalista Sigmund Freud e sua contribuição para a análise social. 

4.   Maio de 68 - É relatada a história dos protestos iniciados em Paris a partir da greve geral e sua repercussão no mundo e o cenário dos anos 60.

5.   O Que é a Política? - A exposição trata das concepções de política segundo Marilena Chauí. 

6.  VIDHAS - A exposição mostra como lideranças do movimento negro no Rio Grande do Sul e Porto Alegre abriram espaço para manifestação de seu povo e conquistaram um lugar na sociedade. 


Universitária


      A coleção apresenta temas aprofundados a partir de ampla pesquisa. Ideal para complementar atividades de nível superior.  Pode ser usada no Ensino Médio.


1.  História do Movimento Estudantil - Mostra a história da organização do movimento estudantil e suas bandeiras de lutas.  

 

Mulher

     

     A coleção aborda tanto a inserção da mulher no mercado de trabalho, como a história de personalidades femininas nas sociedade gaúcha e brasileira.

 

1.   Centenário do 08 de Março - A exposição mostra as origens da data alusiva ao Dia Internacional da Mulher e dos movimentos em defesa de seus direitos.

2.  História do Trabalho da Mulher - A exposição narra a história da participação da mulher no universo de trabalho, mostrando a evolução do horizonte profissional feminino desde o séc. XIX. 

3.  Poetisas do Brasil - A exposição mostra a trajetória de 10 poetisas brasileiras e suas contribuições para a formação da identidade feminina no Brasil. 

4.   Mulheres no Poder - A exposição traça a trajetória das principais mulheres que ocuparam o poder ao longo da história.   

__________________________________________________________________________________________________

Reservas: memorialcmpa@camarapoa.rs.gov.br.

Retirada e entrega de exposições: segunda-feira à sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13:30 às 17h, pela entrada de serviço da CMPA - Seção de Memorial.

*Exposições não retiradas na data requisitada serão disponibilizadas a novos solicitantes.


CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS EXPOSIÇÕES ITINERANTES




 




contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA