Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Setores da Casa / Relações Institucionais / 18º Salão de Artes Plásticas

Regulamento

18º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS – 2008

Câmara Municipal de Porto Alegre

 

Inscrições com entrega dos portfólios – 21 de julho  a 1º de agosto de 2008

Divulgação dos inscritos no site da Câmara – 6 de agosto

Divulgação da pré-seleção - 11 de agosto

Recebimento das obras pré-selecionadas – 14 e 15 de agosto

Divulgação do resultado final -  25 de agosto

Devolução dos portfólios e das obras não selecionadas – 25 a 28 de agosto

Abertura do Salão –  2 de setembro, às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255)

Período de exposição2 de setembro a 2 de outubro de 2008

Devolução das obras selecionadas – 6 a 8 de outubro, das 9 às 17 horas, na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (nas sextas-feiras o horário de fechamento da Casa é às 16h30min).

 

REGULAMENTO

1. FINALIDADE E PARTICIPAÇÃO

1.1. O 18º Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre será realizado de 2 de setembro a 2 de outubro de 2008, na Câmara, como parte das comemorações do seu 235º aniversário, e terá como objetivo incentivar, apresentar e divulgar a produção gaúcha de artes plásticas contemporânea.

1.2. Poderão inscrever-se artistas gaúchos ou residentes há cinco anos ou mais no Estado, com obras de produção recente, não anteriores a dois anos, sem premiações em salões e apresentadas em perfeitas condições.

2. ORGANIZAÇÃO

 2.1. O evento é promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, com organização de comissão criada para esse fim por meio da Portaria nº 285, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 9 de junho de 2008.

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão gratuitas e realizadas em duas etapas:

3.1.1 Primeira fase: entrega de ficha de inscrição e do portfólio.

3.1.2 Segunda fase: entrega das obras dos candidatos pré-selecionados.

3.2. Cada participante poderá inscrever-se em até duas modalidades (pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, cerâmica, objeto, arte digital, entre outras), devendo apresentar, obrigatoriamente, três (3) trabalhos, todos de uma mesma categoria, exceto nas modalidades instalação, performance e vídeo-arte.

3.2.1 A Comissão de Seleção e Premiação determinará quais obras deverão ser apresentadas na pré-seleção.

3.3. Primeira etapa de inscrição (Pré–Seleção): de 21 de julho a 1º de agosto (de segunda a sexta-feira).

3.3.1. O material de inscrição da primeira etapa deverá ser entregue diretamente na Assessoria de Relações Institucionais, no 2º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), de segunda a quinta, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, e sexta-feira, das 14h às 16h30min.

3.3.2. Os candidatos deverão apresentar como inscrição o seguinte material:

I - Ficha de inscrição (do folder, fotocópia ou impressa do site  www.camarapoa.rs.gov.br) devidamente preenchida e assinada.

II - Portfólio contendo, nesta ordem:

Currículo artístico com as seguintes informações, quando houver:

a) Nome artístico (para catálogo), nome completo, cidade e ano de nascimento;

b) Formação em artes (cursos formais ou informais);

c) Principais exposições individuais;

d) Principais exposições coletivas (incluindo salões);

e) Prêmios;

f) Obras em coleções institucionais;

g) Principais atividades na área artística/cultural;

 

Breve explanação sobre as obras inscritas.

Fotografias coloridas e impressas em tamanho mínimo 13x18cm de três obras disponíveis para o Salão, da mesma modalidade, com as seguintes informações: título (se houver); técnica e/ou materiais utilizados; dimensões (altura x largura x profundidade); ano de execução e valor de cada obra; peso aproximado para obras tridimensionais. Nas obras tridimensionais, o artista deverá apresentar, para cada trabalho, duas fotos em ângulos diferentes.

CD contendo arquivo digital das fotografias solicitadas.

3.3.3. Para obras da modalidade Instalação, o inscrito deverá apresentar um só trabalho, com pelo menos cinco fotografias do mesmo e/ou projeto, com memorial descritivo de montagem e manutenção da obra. Na apresentação de trabalho que envolver estrutura e equipamentos especiais, o artista deverá providenciá-los.     

3.3.4 Para obras da modalidade Vídeo-arte, o inscrito deverá apresentar um só trabalho. No lugar das fotografias, o artista deverá entregar uma cópia do vídeo em DVD. Caso o trabalho seja selecionado, o artista deverá providenciar a estrutura e os equipamentos necessários para a sua apresentação.

3.3.5 Para a modalidade Performance, o inscrito deverá apresentar um só trabalho, com pelo menos cinco fotografias da apresentação, e fornecer contato válido para agendar a sua apresentação aos jurados. Durante as apresentações de performances, será vedado aos inscritos comunicar-se com o júri.

3.3.6  Os inscritos residentes fora de Porto Alegre poderão enviar seus portfólios por SEDEX, com porte pago e registrado, para a Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso, CEP. 90013-901, Porto Alegre, RS).

3.3.7 Juntamente com a inscrição enviada pelo correio, o participante deverá encaminhar envelope selado e devidamente subscritado para a devolução dos portfólios não selecionados.

3.3.8 Só serão aceitas inscrições com data de postagem até 1º de agosto de 2008.

3.3.9 A lista dos inscritos será divulgada no site www.camarapoa.rs.gov.br no dia 6 de agosto de 2008.

OBSERVAÇÃO – Em caso de trabalhos que possuam mais de uma autoria, deverá constar, na ficha de inscrição, a indicação de um responsável junto ao Salão para qualquer fim de direito.

3.4. Segunda etapa de inscrição  (Seleção Final):  dias 14 e 15 de agosto.

3.4.1. A segunda etapa de inscrição destina-se apenas aos artistas que tiveram portfólios pré-selecionados pela Comissão de Seleção e Premiação.

3.4.2. Os artistas pré-selecionados deverão apresentar as obras para avaliação final nos dias 14 e a 15 de agosto, das 9h às 11h30min e das 14 às 17h, na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Porto Alegre.

3.4.3. Ficam os artistas responsáveis pelo acondicionamento adequado das obras. O transporte de retorno das obras será de inteira responsabilidade dos selecionados com frete pago pelos mesmos, e as obras somente serão devolvidas nas embalagens que forem entregues/remetidas ao Salão.

3.4.4. As obras remetidas via correio ou transportadora deverão estar com o porte/frete pago, sob o risco de serem automaticamente eliminadas.

3.4.5. As obras que não chegarem no prazo para a montagem serão automaticamente eliminadas.

3.4.6 Não serão aceitos trabalhos realizados com materiais ou técnicas que, de alguma forma, comprometam a integridade de pessoas, animais ou espaços físicos envolvidos nesse evento (como paredes, painéis e expositores) ou que prejudiquem a apresentação de outros trabalhos participantes.

3.4.7 Os portfólios dos artistas selecionados (inclusive as fotos) não serão devolvidos, pois passarão a fazer parte do acervo da Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Porto Alegre.

4. SELEÇÃO E PREMIAÇÃO

4.1. Os portfólios e as obras serão submetidos à Comissão de Seleção e Premiação (júri), formada por cinco (5) membros.

4.2. Todos os artistas selecionados na segunda etapa terão expostas suas obras em número determinado pelo júri e receberão certificados de participação.

4.3. O júri é soberano nas suas decisões, que são irrecorríveis.

4.4. O júri reserva-se o direito de não conferir o número total de prêmios, se assim julgar conveniente, podendo, entretanto, destacar obras por meio de menções honrosas.

4.5. Durante os trabalhos de seleção e premiação, será permitida, no recinto, somente a entrada de pessoas autorizadas pela Comissão Organizadora.

5. PREMIAÇÃO

5.1. Serão concedidos os seguintes prêmios:

        a) Um Prêmio Aquisição no valor de R$ 6.000,00

        b) Cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor de R$ 1.000,00

5.2. Os prêmios concedidos a trabalhos realizados em grupo serão entregues ao único responsável indicado na ficha de inscrição.

6. DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS E PREMIADOS

6.1. A lista dos selecionados será publicada na imprensa em geral e no site da Câmara na Internet após a Comissão de Seleção e Premiação encerrar a segunda etapa da seleção.

6.2. Os prêmios serão entregues na cerimônia de abertura do Salão, no dia 2 de setembro de 2008, às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.

7. MONTAGEM E DESMONTAGEM DO SALÃO

7.1.  Caberá exclusivamente à Comissão Organizadora o conceito de montagem do Salão.

7.2. As instalações ou obras com montagem complexa deverão vir acompanhadas de material e instrumental necessários para sua execução, sendo o artista responsável pela mesma, correndo toda e qualquer despesa por conta do inscrito. O artista poderá acompanhar a montagem de sua obra no local determinado pela Comissão Organizadora, em data a ser comunicada posteriormente.

7.2.1 Se o autor de trabalho de estrutura complexa ou instalação estiver impossibilitado de comparecer à montagem da obra, deverá enviar, juntamente com a mesma, memorial descritivo detalhado que permita à Comissão Organizadora formar uma clara idéia de sua montagem. Caso contrário, a obra será automaticamente eliminada.

7.3. Trabalhos selecionados que exijam montagens ou salas especiais só serão exibidos de acordo com a disponibilidade técnica do Salão.

7.4. O não-comparecimento do autor de obra não-convencional na data marcada pela Comissão Organizadora para sua montagem implicará sua exclusão do Salão.

7.5. Os artistas selecionados para a categoria Performance arcarão com todas as suas despesas e deverão, obrigatoriamente, apresentar o trabalho ao vivo na abertura do Salão.

7.6. As obras não serão cobertas por seguro. A Câmara Municipal de Porto Alegre não se responsabiliza por eventuais furtos ou danos que possam vir a ocorrer, empenhando-se naquilo que for possível para zelar pelas obras expostas.

7.7. Obras que tenham sido danificadas durante o transporte somente serão expostas caso o artista providencie seu restauro em tempo hábil.

8. DIVULGAÇÃO DO SALÃO

8.1. Ao ser selecionado, o artista, automaticamente, autoriza a Câmara Municipal de Porto Alegre a reproduzir as imagens dos trabalhos e informações enviadas no portfólio para divulgação na imprensa, em catálogos, postais, livros e outros impressos, audiovisuais e meios eletrônicos (web e e-mail), e responsabiliza-se pelos direitos autorais de fotografias de autoria de terceiros.

9. DEVOLUÇÃO DAS OBRAS E PORTFÓLIOS NÃO-SELECIONADOS

9.1. As obras e portfólios não selecionados deverão ser retirados impreterivelmente pelo autor (ou com a sua autorização por escrito) no período de 25 a 28 de agosto de 2008, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h, e sexta-feira até as 16h30min, na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Porto Alegre. Após essa data, a Câmara estará isenta de responsabilidade sobre os mesmos, podendo dar-lhes o destino que lhe convier.

9.2. O portfólio somente será remetido pelo correio caso o artista tenha anexado ao mesmo, no ato da inscrição, um envelope adequado e selado, no valor da remessa, previamente endereçado ao próprio artista.

10. DEVOLUÇÃO DAS OBRAS SELECIONADAS

10.1. Ao término do Salão, as obras selecionadas deverão ser retiradas pelos artistas ou por seus representantes legais, no período de 6 a 8 de outubro, na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Porto Alegre. Após esse prazo a Câmara Municipal não se responsabilizará pelas obras, na impossibilidade do cumprimento.  

10.2. Em caso de trabalhos enviados por transportadoras, a Comissão Organizadora devolverá os mesmos, exclusivamente, pela empresa indicada no ato da inscrição, com frete pago pelo artista, a qual recolherá as obras na Câmara Municipal de Porto Alegre em horário estabelecido pela mesma Comissão.

11.  DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 Ao assinarem a ficha de inscrição, os artistas participantes declaram aceitar, integralmente, as condições de participação estipuladas neste regulamento.

11.2. A pré-seleção do portfólio (1ª etapa) não garante a seleção final do artista e a conseqüente participação no Salão.

11.3. A Comissão Organizadora não aceitará obras que exijam cuidados especiais de segurança e que ofereçam qualquer tipo de risco à segurança dos visitantes, em especial a crianças.

11.4. O artista vencedor do Salão anterior (Prêmio Aquisição) participará da exposição de 2008 na condição de hors concours.

11.5. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora e pela Comissão de Seleção e Premiação.

11.6. Quaisquer dúvidas sobre o presente regulamento poderão ser esclarecidas na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso), telefones (51) 3220-4392 e 3220-4100, r. 4554, ou no site www.camarapoa.rs.gov.br

 




contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA