Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Setores da Casa / Informática / Projetos

Projeto de Treinamento em Informática

O Projeto de Treinamento em Informática aos servidores deste Legislativo foi implantado junto com o Projeto Câmara 2000, em meados de 1997. Desde a implantação deste Projeto, a Assessoria de Informática desta Câmara Municipal já ofereceu o total aproximado de 20.000 horas/aulas/servidores. No ano de 2002, o calendário dos cursos iniciou em 20 de maio, prevendo a oferta de 3.234 hora/aulas/servidores, a serem ministradas até o final de outubro do mesmo ano.

Na segunda metade de 2004, a equipe de programadores iniciou treinamento no paradigma de programação, a orientação a objetos.
Dentre os inúmeros benefícios desta nova e moderna metodologia, destaca-se a reutilização de código já desenvolvido, evitando retrabalho, aumentando a produtividade e, conseqüentemente, permitindo que novos softwares possam ser desenvolvidos em um menor espaço de tempo. Também a manutenção de sistemas e a alteração/ampliação são efetuadas de forma mais facilitada com a orientação a objetos, qualificando em muito a resposta às demandas dos usuários da Casa.

Escolhemos a plataforma J2EE por ser uma tecnologia bastante robusta, largamente utilizada, que apresenta custos baixos para implantação. Os custos para utilização da plataforma são substancialmente reduzidos em comparação a plataformas proprietárias, uma vez que boa parte das ferramentas são gratuitas. A equipe de desenvolvimento ainda encontra-se em treinamento, sendo que o pacote completo de cursos conta com Orientação a objetos, UML, Java básico e avançado, JSP/Servlets básico e avançado, Javabeans, entre outros.




contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA