Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
30/10/2012
Foto: Leonardo Contursi
João Carlos Nedel (e) presidiu a reunião

Comissões

Cefor sugere reunião de forças para soluções no turismo

O governo do Estado deverá ter, até o próximo dia 15, um primeiro parecer sobre áreas listadas para sediar um novo centro de eventos no Rio Grande do Sul. A informação foi transmitida nesta terça-feira (30/10) por Márcio Cabral, secretário-adjunto de Turismo do RS, em reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na reunião foram discutidos três temas ligados ao turismo na Capital: a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho, a necessidade de um novo centro de eventos e a utilização das ilhas do Guaíba como pontos de atração de visitantes.

Conforme o vereador João Carlos Nedel (PP), que dirigiu os trabalhos da Cefor e também é o presidente da Frente Parlamentar de Turismo do Legislativo municipal, é necessário haver uma reunião de forças políticas estaduais e municipais, além de segmentos ligados a esta atividade, para que as três questões discutidas na reunião sejam melhor encaminhadas, inclusive, e naquilo que for necessário, junto ao governo federal. “Atualmente se fala de um novo aeroporto em Nova Santa Rita. Mas não podemos abrir mão da expansão da pista do nosso aeroporto. Precisamos unir esforços para que algumas coisas aconteçam”, salientou Nedel.

Eventos

Conforme Abgail Pereira, titular do Turismo estadual, grupo formado por 12 secretarias está analisando todas as áreas listadas como disponíveis para receber um centro de eventos no Estado. Entre elas estão três do próprio governo e localizadas em Porto Alegre – a doca turística próxima ao DC Navegantes, o Centro Vida na Zona Norte e o Morro Santa Tereza -, além de espaços colocados em disponibilidade pelos municípios de Esteio, São Leopoldo, Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba. “Porto Alegre está perdendo espaço em eventos por não ter um local multifuncional”, lembrou ainda a secretária.

Cabral destacou que em Esteio, além do local, também já foi oferecido um projeto. “Porto Alegre precisa reagir”, salientou. O grupo que está analisando as áreas leva em consideração questões ligadas à logística e que incluem acessibilidade e disponibilidade de transporte integrado. Abgail disse que o escritório de arquitetura de Oscar Niemeyer, a convite do governo Estadual, já visitou as três áreas de Porto Alegre, tendo manifestado preferência pelo Morro Santa Tereza. “O governo defende um projeto que agregue exposições e eventos e que também possa ser desfrutado pela população”, disse ainda a secretária.

Aeroporto

Em relação à ampliação da pista do Salgado Filho, foi dito na reunião que a questão foi repassada ao Exército, instituição que ficaria responsável em elaborar um projeto. “Vivemos uma lenga-lenga há muito tempo. Primeiro foi a remoção das vilas, agora não se sabe de um projeto para isso”, reclamou Nedel. Márcio Cabral salientou que a ampliação da pista é necessária principalmente para negócios. “Em relação ao turismo também precisamos da expansão do terminal.” Conforme afirmou o secretário-adjunto, o atual terminal de passageiros do Salgado Filho está sobrecarregado. “É preciso que a União seja pressionada, pois as demandas já foram comprovadas”.

Raul Rocha, da Secretaria Municipal de Turismo, destacou como uma das vantagens do Salgado Filho a sua localização dentro da cidade. “Esta proximidade é fundamental para o turismo de negócio e eventos”, disse Rocha. “Não podemos perder isso, temos de defender o aeroporto de Porto Alegre”, salientou ao citar a ideia de construção de um novo aeroporto em Nova Santa Rita. “As necessidades que temos com o Salgado Filho precisam ser resolvidas antes da Copa do Mundo. Não podem ficar para depois”, disse ainda Cabral, salientando que as possibilidades de um novo aeroporto não excluem o atendimento das atuais necessidades do Salgado Filho.

Ilhas

Em relação às ilhas do Guaíba, Nedel propôs que haja um encontro de interesses entres as secretarias estaduais de Turismo e do Meio Ambiente, de modo que esses locais possam receber visitantes. “Temos de agregar o turismo com o respeito ao meio ambiente.” Já Márcio Cabral revelou que a Secretaria está buscando com o governo federal a liberação de recursos previstos no orçamento da União e que deverão ser utilizados na recuperação da Ilha da Pólvora e na limpeza de todos estes locais. Também disse que a Secretaria está encaminhando projeto de inclusão das ilhas, bem como dos parques de Itapuã e do Delta do Jacuí em rotas de turismo.

Participaram ainda da reunião os vereadores João Antônio Dib (PP), Airto Ferronato (PSB) e José Freitas (PRB), além de representantes de setores sindicais e de serviços ligados ao turismo na Capital e no Estado.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)



                    

Banco de imagensAcesse aqui o Banco de Imagens, com as fotos no dia
RadiowebAcesse aqui a Radioweb, com os boletins do dia

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima


contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA