Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
19/11/2013
Foto: Tonico Alvares
Reunião do grupo de trabalho tratou da delimitação da área

Presidência

Parque do Gasômetro: rebaixamento de via impede acordo

Faltou pouco para um acordo que determinasse a conclusão do texto do anteprojeto de lei que delimita a área do chamado Corredor Parque do Gasômetro, localizado na região central da Capital. Na manhã desta terça-feira (19/11), uma nova reunião do Grupo de Trabalho foi realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro contou com a participação de vereadores e representantes do Executivo, Ministério Público (MP) e do Movimento Viva Gasômetro.

Ficou acordado que a área do novo parque abrangerá a totalidade das praças Brigadeiro Sampaio e Julio Mesquita, também conhecida como Praça do Aeromóvel. “Ambas continuarão com a denominação original, mas fazendo parte de uma área maior que é o Corredor Parque do Gasômetro”, comentou o presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte (PDT). Também estará no texto do anteprojeto que o parque será integrado ao Cais do Porto, à Usina e à orla do Guaíba.

De parte do MP, Ana Maria Marchezan insistiu em dois pontos. Em relação ao primeiro, a extinção do estacionamento na praça Julio Mesquita previsto no projeto original, houve acordo de todos. O segundo, entretanto, gerou discordâncias.

A promotora defende que esteja explícito no texto do anteprojeto a obrigação de que a Prefeitura faça o rebaixamento da rua João Goulart para garantir a segurança dos frequentadores do novo parque. “A ideia do Plano Diretor é de que haja fluxo pleno de pedestres. O rebaixamento da via é o caminho para isso. Podemos definir um prazo razoável de 15 anos, já que é uma obra cara e que precisa de dotação orçamentária”, explicou a promotora.

Na avaliação do engenheiro Rogério Baú, da Secretaria de Gestão, essa definição deve ficar para o projeto executivo. O mesmo entendimento tem o vereador Cássio Trogildo (PTB). “Não há necessidade de estar escrito no projeto de lei. Isso é uma questão para outro momento. Temos que delimitar agora a área do parque antes de pensar nas próximas etapas”, argumentou.

Na tentativa de chegar a um acordo, nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (26/11), às 11 horas. Os participantes do grupo de trabalho terão ainda dois dias para apresentar propostas à redação final. “Precisamos agilizar o processo para que o projeto de lei seja votado neste ano”, ressaltou o presidente Dr. Thiago. Também participaram da reunião os vereadores Airto Ferronato (PSB), Engenheiro Comassetto (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Sofia Cavedon (PT).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)




                    

Banco de imagensAcesse aqui o Banco de Imagens, com as fotos no dia
RadiowebAcesse aqui a Radioweb, com os boletins do dia

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima


contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA