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21/03/2016
Foto: Marcelo Antunes/Divulgação de gabinete
Vereador em reunião no Trensurb com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais

Mobilidade Urbana

Comassetto articula novo encontro para discutir a duplicação da Edgar Pires de Castro

Na manhã desta segunda 21 de março, foi realizada reunião na sede do Trensurb para discutir com o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, a duplicação da Avenida Edgar Pires de Castro. Financiamento, plano de mobilidade e alteração do projeto entraram na pauta. Darwin Maciel, Conselheiro do Plano Diretor da região, e Engº Delmar Cabrera, da Smov, participam da reunião articulada pelo vereador Comassetto. Encontro é resultado da ação do mandato feita na semana passada em Brasília, no Ministério das Cidades.
Conforme Dario, o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Alegre ainda não foi enviado ao Ministério das Cidades pela prefeitura da capital, condição primeira para dar andamento do trâmite no ministério. Diante do impasse, o Secretário Nacional cobrou o envio urgente do plano. Comassetto informou que em abril de 2015 participou de reunião com o executivo municipal justamente para tratar da questão e para a cidade não perder o prazo e garantir os investimentos. "Faremos a partir de agora a articulação político-institucional para a priorização da matéria na Câmara de Vereadores, que precisa aprová-la em plenário.
Levaremos o assunto para o debate amanhã (22/3) pela manhã na reunião da Comissão de Urbanismo, Transporte e Habitação", assegurou Comassetto. "A cidade não pode perder mais esta possibilidade de investimento na mobilidade urbana e a Câmara de Vereadores não ficará de braços cruzados. Vamos insistir na importância do projeto para a zona sul de Porto Alegre", declarou.
Mobilização - O mandato do vereador Comassetto lançou, em 2010, uma campanha pela duplicação da Edgar Pires de Castro, movimento que recebeu o apoio da comunidade. Em consequência da mobilização, o poder público anunciou recursos para a elaboração do projeto. Constituiu-se então um grupo de trabalho com o antigo Gabinete de Planejamento Estratégico da prefeitura para execução de um pré-projeto, que foi realizado e enviado ao Ministério das Cidades.
A demanda da comunidade decorre do fato de as regiões da Hípica, Restinga e Extremo Sul serem as que mais crescem urbanisticamente em Porto Alegre. Mas este crescimento não tem sido acompanhado por serviços públicos de educação, saúde e assistência social, muito menos pela modernização do sistema viário. A Edgar Pires de Castro exemplifica este quadro: dispõe de apenas uma faixa em cada sentido, não tem acostamento e a sinalização é precária.

Texto: Marcelo Antunes MTB 8511

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