Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
04/04/2016
Foto: Matheus Piccini/CMPA
Jacqueline pediu que parque saia do papel

Tribuna Popular

Movimento pede apoio à implantação do Corredor Parque Gasômetro

A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, ocupou o espaço da Tribuna Popular, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (4/4), para pedir o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre à criação efetiva do Corredor Parque Gasômetro na cidade. Jacqueline fez um histórico da luta do Movimento Viva Gasômetro, iniciada em 2005, lembrando a a aprovação e criação do Corredor em 2009, com a sanção da emenda que criou o Parque Gasômetro, bem como a aprovação, em 2014, da área que deverá ser destinada para a implantação do Corredor. "O Corredor Parque Gasômetro também já está incluído no PDDUA. Agora a nossa luta é para que o Corredor seja efetivamente criado em curto espaço de tempo."

Jacqueline Sanchotene destacou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desejam instalar, naquela área, o Museu de Antropologia do RS e a sede do Iphae. "Queremos que o novo parque seja denominado Parque José Lutzenberger. Consultamos a Fundação Gaia sobre a questão e a entidade está se somando à nossa luta." A coordenadora do Movimento informou que já estão sendo agendadas reuniões com representantes do Executivo municipal para que se agilize a criação do Corredor e apelou para que a Câmara apoie a iniciativa. "Já pedimos uma audiência ao presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo, para que o tema seja debatido pela Casa.

Corredor Parque do Gasômetro

O Corredor Parque do Gasômetro é um espaço público dividido em duas áreas. A primeira compreende o Museu do Trabalho e seu entorno, a Praça Brigadeiro Sampaio, junto à Rua dos Andradas, a Avenida Siqueira Campos, a Rua General Portinho e a Avenida Presidente João Goulart. Na outra, na região da Praça Júlio Mesquita, o alcance chega à Avenida Siqueira Campos, Rua Vasco Alves, Rua Washington Luiz, Avenida Presidente João Goulart, Rua General Salustiano, Avenida Loureiro da Silva e Usina do Gasômetro.

A criação do Parque Corredor do Gasômetro está prevista desde 2009, quando foi aprovada pela Câmara Municipal a revisão do Plano Diretor De Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). A definição do parque foi incluída à época por duas emendas ao PDDUA.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)




                    

Banco de imagensAcesse aqui o Banco de Imagens, com as fotos no dia
RadiowebAcesse aqui a Radioweb, com os boletins do dia

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima


contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA