Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
27/03/2008
Foto: Kaiser Konrad
Zacher, Sofia e Juliana na reunião da Cece

Comissões

ProJovem: Cece avalia prestação de contas

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal retomou, na manhã desta quinta-feira (27/3), discussões acerca da prestação de contas da execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).

A secretária municipal da Juventude, Juliana Brizola, entregou para os vereadores da Comissão relatório prometido na última reunião que teve o ProJovem como tema (19/2). “Desde que entramos na Secretaria procuramos que tudo aquilo que pressupõe dinheiro público seja transparente”, disse.

Segundo a secretária, o programa oferece condições àqueles que mais precisam, para que possam competir com jovens de classe média ou alta. “A maior preocupação da Secretaria é de que o projeto tenha credibilidade e todas as denúncias que foram feitas sejam ultrapassadas”.

Juliana falou também sobre o novo programa do ProJovem que está sendo regulamentado pelo governo federal. “É o ProJovem Trabalhador, e se Porto Alegre escolher por esse projeto, 30% dos alunos serão enviados para o mercado de trabalho”.

A secretária garantiu ainda que, hoje, os alunos estão recebendo em dia sua bolsa-auxílio e o salário dos professores foi regularizado. “Anteriormente, o critério de escolha do corpo técnico do ProJovem era extremamente político, mas a técnica deve ser respeitada. A própria coordenação geral deveria ser de alguém da Educação, e aí eu acho que estava a maior falha”, criticou. Conforme Juliana, a fiscalização nas escolas tem sido feita rigorosamente.

“Nós encontramos diversas despesas irregulares que sequer empenhadas estavam”, continuou a secretária. “Mas nossa assessoria jurídica, juntamente com a Procuradoria Geral do Município (PGM), tem estudado sempre a melhor forma de fazer com que se pague, e isso é prioridade, principalmente no que diz respeito aos colégios”. 

De acordo com a secretária, todos os dados que estão no relatório foram investigados pela atual gestão. “Desde que entrei na Secretaria estou cuidando dos problemas do ProJovem. Gostaria de estar fazendo outras coisas, porque a Secretaria é muito maior do que o programa”.

A secretária ressaltou ainda que a Fundação da Ulbra (Fulbra) cumpre contrato emergencial, para não prejudicar o programa, após o encerramento do contrato com a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Educação e Cultura (Fundae). “Ainda assim, achamos que a melhor forma de administrar esse programa seria licitando. É o melhor modo de mostrar à população de Porto Alegre que estamos fazendo o melhor uso do dinheiro público. O próximo Projovem que virá para a Capital, espero que seja o Trabalhador, já será executado através de uma fundação por licitação”.

O vereador Mauro Zacher (PDT), ex-secretário municipal da Juventude, e integrante da Cece, defendeu a necessidade de discussão de políticas públicas para os jovens. “Queremos que o governo federal continue aportando recursos para que possamos atender a esse segmento”. Para o vereador, a adoção do ProJovem Trabalhador seria uma atitude autoritária da Secretaria. “O ProJovem Trabalhador fica apenas na qualificação profissional. Não podemos abrir mão da parte da educação”.

A vereadora Sofia Caveon (PT), presidente da Comissão, encerrou o encontro pedindo que sejam entregues uma cópia do relatório da sindicância feita pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a prestação de conta dos R$ 11,9 milhões aplicados pelo programa entre 2005 e 2006.

Também estiveram presentes os vereadores João Dib (PP), Adeli Sell (PT) e Maria Celeste (PT).

Taidje Gut (reg. prof. 13614)



                    

Banco de imagensAcesse aqui o Banco de Imagens, com as fotos no dia
RadiowebAcesse aqui a Radioweb, com os boletins do dia

Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima


contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA