Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre
Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
27/08/2008
Foto: Pedro Revillion
Janize apresentou trabalho na educação infantil especial

Cece

Evento debate educação infantil e de jovens e adultos

Especialistas em educação participaram nesta quarta-feira (27/8) do segundo encontro do ciclo de debates "Inclusão escolar: práticas e teorias. Os temas tratados foram educação infantil  e educação de jovens e adultos. O evento é uma promoção do Fórum pela Inclusão Escolar, Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Os debates foram dirigidos pela vereadora e presidente da Cece, Sofia Cavedon (PT). Outros três encontros serão realizados este ano (17 de setembro, 22 de outubro e 12 de novembro).

Educação infantil

A professora Janize Duarte relatou sua experiência com a educação infantil na Escola Municipal Vila Nova, onde é diretora. Destacou o trabalho de adaptação da escola para o acolhimento de crianças com necessidades especiais. Explicou que foi formada parceria com professores de escolas especiais que uma ou duas vezes por semana visitam o local e trocam experiências com os adultos que cuidam das crianças especiais. "A escola vai então se adaptando às necessidades do aluno para que a criança se sinta incluída. Mudou o olhar da escola para a inclusão."

Maria Carmen Barbosa, professora da Ufrgs, elogiou a idéia de uma escola que faz a opção de continuar aprendendo, sem se fechar em conceitos já estabelecidos. "A escola deve ver que é necessário continuar aberta a novos jeitos de incluir as crianças especiais. Esta idéia da escola como espaço social e cultural é importante numa sociedade como a nossa." Ressaltou ainda o fato de a escola não se limitar a ensinar as crianças, ampliando sua ação também em direção às famílias dos alunos especiais, ensinando-as a conviver com seus filhos."

Educação de jovens e adultos

A professora do Centro Municipal de Educação do Trabalho (Cmet) Paulo Freire, Dione Busetti, apresentou seu trabalho sobre educação de jovens e adultos reconhecendo que, no começo, teve de enfrentar o desconhecimento e o preconceito em relação aos alunos deficientes. "Nós, professores do EJA, nos anos 90, não havíamos aprendido a trabalhar com alunos especiais." Dione observou que em suas pesquisas descobriu que toda a pessoa tem uma inteligência e que todos são capazes de aprender. Acrescentou que fez outras duas descobertas: não há um veredicto em termos de desenvolvimento humano; e o professor deve atuar como um mediador constante, desafiando permanentemente a inteligência dos alunos.

Uma reflexão teórica também foi apresentada pela professora da PUC/RS Maria Conceição Christofoli, que destacou a ampliação da diversidade como desafio da EJA. "A razão de existir a EJA é o acolhimento das minorias e da diversidade." Elogiou o trabalho do Cmet, que não só dá acesso aos alunos especiais como os ajuda a buscar seus espaço no mercado de trabalho. "O trabalho representa a autonomia do adulto com deficiência."

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Leia mais:
Fórum da Cece debate atendimento escolar especial



                    

Banco de imagensAcesse aqui o Banco de Imagens, com as fotos no dia
RadiowebAcesse aqui a Radioweb, com os boletins do dia

Institucional

27-08-2008
16:33 Lideranças
14:19 Câmara debate a LDO 2009 Com Fotos
 
Página 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | ... || Próxima


contatos
Av. Loureiro da Silva, 255 - PoA - RS
CEP: 90013-901
 (51) 3220.4100
 E-mail











  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                          desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA