12/11/2009

Foto: Acervo do Hotel Coxixo

Maria Della Costa nos jardins de seu hotel em Parati (RJ)

Pauta

Maria Della Costa recebe homenagem hoje

A atriz gaúcha Maria Della Costa será homenageada, em Ato Solene, na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (12/11), às 19 horas, com a Comenda Porto do Sol.  A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB). Na oportunidade, também será aberta a exposição Maria Della Costa: seu teatro, sua vida, na Avenida Cultural Clébio Sória da Câmara Municipal da Capital. A mostra fotográfica é coordenada pelo Memorial da Câmara, que possui um acervo de aproximadamente 200 fotografias da atriz. A homenagem prossegue com uma peça teatral composta por cinco atrizes gaúchas, no Teatro Glênio Peres, também nas dependências da Câmara Municipal da Capital.

Resistência

Maria Della Costa é natural de Flores da Cunha, onde nasceu em 1º de janeiro de 1926. De origem modesta, e tendo de lutar pela sobrevivência, começou a trabalhar muito cedo, vindo a se transformar numa das principais atrizes do país. Entre tantas peças de sucesso estão O Canto da Cotovia!, onde interpretou Joana D’Arc.

Com seu marido, Sandro Pollonni, fundou a Companhia de Teatro Maria Della Costa e o Teatro Maria Della Costa em São Paulo. Com a ditadura militar no Brasil, a Companhia enfrentou tempos difíceis para driblar a censura. Além do teatro onde se apresentou em várias partes do mundo, a homenageada também participou das primeiras novelas da televisão brasileira.

Maria Della Costa é hóspede oficial do município de Porto Alegre. Na capital gaúcha, está lançando na feira do livro a obra Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa.

Vítor Bley de Moraes (reg.prof. 5495)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA