01/12/2009

Foto: Lívia Stumpf

Haroldo (e) entrega título a Carvalho
Foto: Lívia Stumpf

Ex-presidente agradeceu colegas de profissão e diretoria

Sessão Solene

Fernando Carvalho ganha título de Cidadão de Porto Alegre

Comandante do Sport Club Internacional na maior conquista de cem anos de história da instituição – o Mundial de Clubes em 2006 – o ex-presidente e advogado Fernando Carvalho recebeu um título diferente do que está acostumado a ganhar no futebol. Em Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores, na noite desta terça-feira (1°/12), Carvalho recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A proposta foi do vereador Haroldo de Souza (PMDB).

Antes do discurso do autor da proposta, foi executada a narração do próprio Haroldo, também locutor de futebol, do gol narrado por ele de Adriano Gabiru, que deu ao colorado o título de campeão mundial, em 2006, no Japão, diante do Barcelona. O vereador destacou a trajetória do homenageado, tanto como profissional na área do direito, como dirigente do Internacional.

“Reconheço os que fazem bem para o meu povo. Sou grato aqueles que fazem o povo, de uma forma ou outra, felizes. Neste caso o povo colorado”, disse Haroldo ao colocar que fazia, também, a homenagem de todos que gostam do Internacional. Elogiou o clube por ser uma instituição conhecida como representante de todas as raças. O parlamentar falou da rivalidade Gre-Nal, e da decisão do campeonato Brasileiro que acontece no próximo final de semana, em que o Inter depende de um resultado no jogo do rival para ser campeão. “Quis o destino que fosse com o Grêmio. Poderia ser Palmeiras, Corinthians, Sport, mas será com o Grêmio”. Ele desejou sorte a Fernando Carvalho e saudou o dirigente: “Salve esta figura gigantesca do Sport Club Internacional”.

Para o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), que conduziu a Sessão, ser Cidadão de Porto Alegre significa não só um título para o currículo, mas “dar contribuições à cidade”. Lembrou as mudanças urbanísticas que foram realizadas na Casa para que Inter e Grêmio pudessem realizar a Copa do Mundo de 2014. “Agora é um orgulho reconhecer Fernando Carvalho, que divulgou como poucos o nome da cidade de Porto Alegre”, colocou. Também se manifestaram em relação à homenagem os vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Nelcir Tessaro (PTB) e Ervino Besson (PDT).


Homenageado

No discurso como Cidadão de Porto Alegre, Fernando Carvalho destacou que chegou ao Inter pelo trabalho que desenvolvia como advogado. Agradeceu aos companheiros de escritório que colaboraram para ele ser dirigente do clube do coração. “Procurei seguir minha vida da maneira mais clara e transparente possível. Felizmente, as coisas deram certas. Hoje, agradeço aos meus companheiros”, ressaltou.  Carvalho argumentou que recebe o título da Câmara por ser advogado e dirigente de futebol. “É um momento que vou levar para toda minha vida. Agradeço também aos meus filhos e minha família”, disse o atual vice-presidente de futebol do Internacional.

História

Fernando Chagas Carvalho Neto nasceu em Porto Alegre em 1º de novembro de 1952. Filho de Antônio Marcello Carlos de Carvalho (inmemorian) e Lia Therezinha da Costa Gama. Têm dois filhos Samantha Andrade Weber Chagas Carvalho e Martin Andrade Weber Chagas Carvalho.

O novo cidadão de Porto Alegre é bacharel em direito, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1976. No seu currículo profissional, iniciou no Banco Nacional do Comércio S.A., em 1972, como supervisor do setor de pessoal. A partir de julho de 1976, abriu seu escritório próprio, na cidade de Guaíba, com filiais em Santa Maria e São Borja/RS. Atualmente, é sócio e gerente do Escritório Chagas Carvalho Advocacia, situado
na Rua da República, no Bairro Cidade Baixa.

Paralelamente à carreira jurídica, dedica-se ao mundo futebolístico. Fernando Carvalho é um dos dirigentes mais vitoriosos do futebol mundial. Assumiu a presidência do Internacional em 2002, e permaneceu no comando do clube até 2006, após o título mundial no Japão. Antes de chegar ao cargo máximo da centenária instituição, Carvalho passou por diversos departamentos, desde 1982, como o jurídico, esportes amadores, marketing e futebol. Foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto do associado.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA