02/06/2010

Foto: Lívia Stumpf

Diretora Sílvia Carneiro recebe comenda
Foto: Lívia Stumpf

Alunos da escola, durante a sesão

Sessão solene

Escola Amigos do Verde recebe Comenda Porto do Sol

Por proposição do vereador Aldacir Oliboni (PT), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (1º/6), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene de outorga da Comenda Porto do Sol à Escola Amigos do Verde Ltda. Presentes a direção, professores, pais, alunos, familiares e colaboradores da instituição. A solenidade foi presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT).

Surgida em 1984 como Pré-Escola Amiguinhos do Verde e com uma proposta pedagógica inovadora que alia ecologia, valores éticos, construtivismo e alimentação naturalista, baseada em teóricos como Piaget, Freinet, Emília Ferreiro e que, mais recentemente, agregou outros teóricos de referência mundial como Edgar Morin, Humberto Maturana e Rafael Yus, a instituição estimula a aprendizagem integral do indivíduo dentro de uma visão ecológica de sustentabilidade. A escola oferece educação infantil e ensino fundamental até a quinta série.

Homenagem

O proponente da homenagem, vereador Aldacir Oliboni, destacou a importância do prêmio instituído pela Câmara e destinado a instituições e pessoas de grande atuação pública nas mais variadas áreas, com destaque para a educação e o meio ambiente. Observou que a Amigos do Verde constitui-se numa das mais importantes instituições de educação de Porto Alegre.

O vereador lembrou que a escola há 26 anos vem se constituindo em referência pedagógica e preocupada desde o início com a ecologia, mesmo quando a preocupação com o meio ambiente ainda não era moda. Afirmou, ainda, que além dada filosofia de integração entre o homem e a natureza, a escola tem preocupação com a inclusão de alunos recusados em outras instituições, proporcionando-lhes o desenvolvimento integral, com responsabilidade social e ambiental e sem preconceitos.

Em nome da Escola Amigos do Verde, a diretora da escola, Sílvia Lignon Carneiro, agradeceu a homenagem e disse que o propósito da instituição é trabalhar sempre abraçada na pesquisa e na ciência através de um sistema de permanente renovação para um mundo melhor e mais feliz e sempre de olho nos desafios do futuro.

Exposição

Situada no bairro Higienópolis, a Escola Amigos do Verde está com exposição montada até 11 de junho no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento reúne ilustrações infantis, imagens, fotos e depoimentos para comemorar os 25 anos da escola, celebrando também o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho). Na exposição, uma linha do tempo guia o público a conhecer todos os fatos que marcaram a história da Amigos do Verde, fundada em 1984.

Também estão expostos cinco painéis sobre Sistema Pedagógico, Ecologia e Sustentabilidade, Alimentação Consciente, “Auto(eco)conhecimento”, Palavras de Amigos e Pedagogia Eco-Sistêmica. Paralelamente, será exibido o vídeo Amigos do Verde para o Mundo, produzido por Tiago Demaman. Outra atração é a maquete da escola produzida com material reciclado pelos alunos com o apoio de uma mãe arquiteta. O projeto gráfico da exposição é assinado pela designer Márcia Carneiro Luiz, diretora de Criação do Bureau de Estratégias.

A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas na sexta-feira (até 15 horas no último dia), com entrada franca. Informações no setor de Exposições do Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), pelo telefone (51) 3220-4392, e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA