27/08/2010

Foto: Eduarda Amorim

Ziulkoski disse que é preciso ter indignação
Foto: Eduarda Amorim

Melo entregou título concedido pela Câmara Municipal

Sessão Solene

Paulo Ziulkoski é Cidadão de Porto Alegre

A Câmara Municipal entregou hoje (27/8), em Sessão Solene, o título de Cidadão de Porto Alegre a Paulo Roberto Ziulkoski. O homenageado é o atual presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O título a Ziulkoski foi proposto pelo vereador Sebastião Melo (PMDB).

Paulo Ziulkoski afirmou que o título de Cidadão engrandece muito seu currículo e impõe a ele mais responsabilidade. Disse que seu perfil sempre foi o de enfrentamento, desde a campanha da Legalidade, passando pela Anistia e chegando nos dias atuais com a luta pela divisão de verbas para beneficiar os municípios. “Fazemos o enfrentamento porque entendemos isso como um dever de cidadão. É preciso manter a indignação, pois ainda hoje vivemos como na época da Monarquia, com forte concentração de recursos nas mãos da União.”

Sebastião Melo destacou a atuação de Ziulkoski em defesa do fortalecimento dos municípios. Lembrou que o homenageado há 13 anos dirige a CNM, o que demonstra sua competência na defesa dos interesses municipais. “Quando foi prefeito de Mariana Pimentel, uma das cidades com o menor PIB do RS, Ziulkoski reduziu quase a zero a mortalidade infantil e a evasão escolar. Isso chamou a atenção dos prefeitos gaúchos, que o levaram à direção da Famurs. Depois, foi chamado para assumir a CNM.”

O vereador acrescentou que foi de Ziulkoski a iniciativa de promover a primeira marcha de prefeitos a Brasília. “Mas hoje são os presidentes da República que pedem para ir aos encontros da CNM.” Ressaltou ainda a liderança decisiva do homenageado em avanços importantes no país, como a criação da Contribuição para Iluminação Pública, a introdução do pregão eletrônico, a destinação de verbas para o transporte escolar e a conquista da divisão, entre todos os municípios do país, dos royaties do pré-sal.

Prestigiaram a homenagem, presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo, os vereadores Toni Proença (PPS) e Reginaldo Pujol (DEM), além de familiares e amigos de Ziulkoski.

História

Paulo Ziulkoski é natural de Guaíba (RS). Graduou-se técnico agrícola pela Escola Técnica Agrícola de Viamão em 1967. Em 1973, formou-se em Direito pela PUCRS. Sua trajetória política iniciou-se em 1967, com a filiação ao então MDB. Integra o PMDB desde sua fundação. Foi vereador em Guaíba e o primeiro prefeito de Mariana Pimentel. Veja aqui o currículo completo do homenageado.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA