15/10/2010

Foto: Maria Helena Sponchiado

Kátia se emocionou ao lembrar do pai
Foto: Maria Helena Sponchiado

Zacher (e) destacou trajetória da radialista

Sessão Solene

Kátia Suman recebe título de Cidadã de Porto Alegre

“Sempre me senti uma porto-alegrense da gema.” Assim agradeceu a radialista Kátia Suman ao receber o título de Cidadã de Porto Alegre no seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal. A autoria da proposta é do vereador Mauro Zacher (PDT). O título foi entregue nesta sexta-feira (15/10) à noite em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Nelcir Tessaro (PTB).

O autor da homenagem disse que Kátia é, além de reconhecida radialista, uma pessoa inovadora em projetos culturais da cidade, como o sarau elétrico no bairro Bom Fim. “Kátia tem uma postura profissional reta”, afirmou. Mauro avalia que a homenageada possui “estilo próprio”, com características reconhecidas por todos. “Sua carreira como jornalista, bem como todas as demais atividades, sempre teve a marca da seriedade e do profissionalismo”, completa. O vereador avalia, ainda, que ao firmar raízes em terras gaúchas com sua família muito cedo, o título de Cidadã de Porto Alegre dá amparo legal a “uma porto-alegrense por opção”.
 
Emocionada, a nova cidadã de Porto Alegre fez referência ao pai, Daurecy Suman, que foi ex-jogador de futebol e ficou conhecido no Sul pelo apelido de “Gago”. Kátia disse que, além dos méritos para receber o título, só é homenageada hoje em razão do pai. “Ele enfrentou a todos para realizar o sonho de ser jogador de futebol e fazer o que amava. Isto é um modelo de vida para mim: buscar e querer fazer o que se gosta”, disse.

Sobre a Capital, Kátia disse que, mesmo tendo nascido em Salvador, sempre se sentiu uma cidadã de Porto Alegre. “Vim para esta cidade nos braços da minha mãe e foi aqui que virei gente. Toda minha base está plantada nesta cidade. Agora sou cidadã de direito”, orgulha-se.
 
O presidente Tessaro destacou a importância da Casa homenagear pessoas que fazem um trabalho pela cidade. “Nada mais justo do que homenagear pessoas que deixam marcado um exemplo para a Capital. Pessoas como Kátia Suman”, elogiou. Também prestigiou a solenidade o vereador Reginaldo Pujol (DEM).
 
A homenageada
 
Kátia Suman é natural da cidade de Salvador, na Bahia. A comunicadora veio morar em Porto Alegre na companhia dos pais e foi criada em Porto Alegre, onde estudou em escolas como o Instituto de Educação e o Colégio Júlio de Castilhos. Graduou-se em Ciências Sociais pela PUCRS e possui também o título de mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos.

Kátia iniciou sua carreira de radialista com o projeto “Lado B”, levado ao então diretor da Rádio Bandeirantes. Apresentou diversos programas e coordenou a Rádio Ipanema FM, também do Grupo Bandeirantes, por 16 anos. Passou por outros veículos de comunicação e hoje apresenta, na TVCOM, o programa Camarote TVCOM, de segunda-feira a sexta-feira. Ela também participa do projeto Sarau Elétrico (www.saraueletrico.com.br), encontro literário-musical que ocorre todas as terças-feiras, desde 1999, no bar Ocidente, em Porto Alegre.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA