15/02/2011

Foto: Tonico Alvares

Sofia (e), Assis Brasil, Garcia, Tarciso e Fernanda (d) na reunião

Comissões

Casa do Artista Riograndense pede socorro à comunidade

Fundada em 1949 para abrigar profissionais da cultura com mais de 60 anos, a Casa do Artista Riograndense sofre com a falta de recursos e precisa da ajuda do poder público e da comunidade para continuar atendendo seus moradores. O apelo foi feito pelo presidente da Casa, o ator Luciano Fernandes, nesta terça-feira (15/2) na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Além de vereadores, participaram da reunião o secretário estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, e representantes do Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico e da Fundação dos Bancos Sociais da Fiergs.

Luciano contou que muitos problemas dificultam o atendimento aos oito moradores da Casa - entre eles Zé da Terreira e Catulo -, mas a precariedade do prédio é o principal deles. Na sede da entidade, situada na Rua Anchieta, 280, Bairro Glória, "tem parede caindo, e a cozinha é horrível". Segundo Luciano, a parte elétrica é um motivo constante de preocupação. “É um problema eterno”, lamentou.

O presidente da Casa informou que a instituição recebe doações de dinheiro por meio de débito em conta, mas o montante não cobre nem as contas de água e luz. "A comunidade tem ajudado, mas o ideal é que o Estado pudesse dar uma abraçada na Casa", sugeriu. Luciano disse que as pessoas que quiserem conhecer a entidade podem entrar em contato pelo celular (51) 9123-7519 ou visitar o blog www.casadoartistariograndense.blogspot.com

Waldir da Silveira, que representou os Bancos Sociais da Fiergs, deu uma boa notícia. Prometeu que a entidade doará material de construção suficiente para a reforma da Casa do Artista. “Em duas semanas, estaremos entregando material para piso, azulejos, forração, parte elétrica e pintura”, prometeu.

Como, segundo ele, os Bancos Sociais não têm como doar mão-de-obra, Silveira sugeriu que os vereadores tentassem costurar um convênio com a Susepe para utilizar os serviços de presos que sabem trabalhar em obra. Ele ainda informou que os Bancos Sociais já doaram 250 livros de cultura e lazer à Casa, além de móveis e um computador.

Ajuda

O secretário Luiz Antônio de Assis Brasil garantiu que conversará com o secretário estadual de Segurança sobre a possibilidade de um convênio com a Susepe para a reforma da Casa do Artista. Também disse que falará com a CEEE e com sua equipe para buscar alternativas que possam ajudar a entidade. O escritor considerou positiva a informação de que moradores da Casa ainda podem trabalhar. “É bom saber disso para, eventualmente, poder incluí-los em alguma programação da secretaria”, afirmou. Na sua opinião, é fundamental promover a inclusão dessas pessoas. “Vou discutir com minha equipe, e alguma coisa vai acontecer”, prometeu.

A engenheira Eunice Muniz da Silva, da Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, informou que discutirá com o secretário da pasta uma possibilidade de convênio com a Casa do Artista. Para ela, seria fundamental que houvesse um apoio à instituição que garantisse a manutenção da entidade.

Paulo Roberto Guimarães, do Conselho Municipal de Cultura, comemorou o esforço das autoridades e da comunidade para ajudar a Casa do Artista. Na sua opinião, especialmente a presença do secretário estadual de Cultura demonstrou que há forte interesse em construir uma solução.

Além do presidente da Cece, Professor Garcia (PMDB), participaram da reunião os vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Tarciso Flecha Negra (PDT) e a presidente da Câmara, Sofia Cavedon (PT). Eles se dispuseram a tentar conseguir mão-de-obra para a reforma na Casa do Artista por meio de convênio com a Susepe ou com outros órgãos do governo municipal, como a Smov. Garcia anunciou que pretende marcar uma reunião com o secretário de Segurança para tratar do assunto.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA