02/03/2011

Foto: Lívia Stumpf

Paulinho Rubem Berta

Projetos

Projeto inclui proposta pedagógica na rede de ensino da Capital

Proposta do vereador Paulinho Rubem Berta (PPS), que inclui na proposta pedagógica das escolas da Rede Municipal de Ensino a abordagem do tema Qualidade de Vida com Amor Exigente, entrou em análise pelos vereadores, na sessão de hoje (2/3), em Discussão Preliminar de Pauta. Conforme pesquisa citada no projeto, o texto prevê a abordagem dos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais de convivência, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação da vida e da família, bem maior da humanidade.
 
Entre os argumentos, está o exercício da cidadania e o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social. “Cabe ao campo educacional propiciar aos alunos as capacidades de vivenciar as diferentes formas de inserção sociopolítico e cultural. Apresenta-se para a escola, hoje mais do que nunca, a necessidade de assumir-se como espaço social de construção dos significados éticos necessários e constitutivos de toda e qualquer ação de cidadania”, avalia Paulinho.
 
Segundo o texto proposto, o tema será contextualizado em cada realidade escolar e deverá estar presente de forma articulada em todos os níveis e as disciplinas do processo educativo. Constituem objetivos da abordagem de que trata esta proposta, a valorização da família, da escola e das raízes culturais; a aprendizagem de valores sociais, atitudes e competências; a recuperação dos alunos de menor rendimento escolar; e a criação de processos de integração com a sociedade.

Também serão levadas em conta nas relações do tema Qualidade de Vida com Amor Exigente as raízes culturais; o respeito à pessoa humana; a preservação do meio ambiente; a hierarquia familiar e escolar; sentimentos e relações interpessoais; além da formação de grupos de apoio. Pelo texto, caberá a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promover a formação de professores ao tema, com execução prevista para o início do ano letivo de 2012.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA