24/06/2011

Foto: Elson Sempé Pedroso

Casas estão em área de risco
Foto: Elson Sempé Pedroso

Falta de água também é problema na Lomba

Presidência

Câmara na Comunidade esteve na Lomba do Pinheiro

Regularização fundiária, transporte urbano, infraestrutura, energia elétrica e habitação foram alguns dos problemas apresentados por lideranças de moradores aos vereadores que estiveram na manhã desta sexta-feira (24/6) com o Câmara na Comunidade na comunidade 4 de Julho, da Lomba do Pinheiro. A líder comunitária Ronilda Ribeiro relatou que os problemas iniciaram em 2001, quando a empresa Merca comercializou ilegalmente 430 lotes que até hoje não estão regularizados, o que impede a comunidade de receber correspondência em suas casas. Segundo ela, durante este período, inúmeras vezes foram solicitadas providências ao Executivo Municipal. “Está completando 10 anos que estamos aqui e a situação continua a mesma."

A prefeita em exercício, vereadora Sofia Cavedon (PT), acompanhada dos vereadores Alceu Brasinha (PTB), Engenheiro Comassetto (PT), Maristela Maffei (PCdoB), Carlos Todeschini (PT) e Toni Proença (PPS), salientou que em relação à regularização fundiária, a comunidade tem duas opções de encaminhamento: solicitar diretamente à Procuradoria Geral do Município (PGM) ou procurar o Orçamento Participativo. Os vereadores afirmaram que acompanharão de perto as tratativas para resolver os problemas da comunidade, que sofre também com a falta de água.

Durante a caminhada, foi detectado pelos vereadores que há desmatamento na região. Muitas casas estão construídas em locais inadequados, além da questão do risco de desmoronamento. Os vereadores informaram que será solicitado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) que faça análise técnica por conta da falta de segurança das famílias instaladas nestes locais impróprios.

Comassetto comunicou que no dia 9 de agosto, com horário ainda a ser definido, a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara irá realizar reunião para debater todos estes temas. Segundo ele, a comunidade deve se fazer presente para relatar todos os problemas enfrentados nestes dez anos. Representantes da Prefeitura Municipal também serão chamados.

A visita de hoje foi acompanhada por técnicos do Dmae e EPTC.

Luciana Borba (reg. prof. 7832)
Assessoria de Imprensa da Presidência

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA