04/08/2011


Plenário

Comunicações Temáticas / Amor-Exigente

O período de Comunicações Temáticas da sessão plenária de hoje (4/8) foi ocupado pela entidade privada Amor-Exigente, que faz trabalho voluntário para fortalecimento da família. Abaixo, as manifestações dos vereadores sobre o tema.

QUALIDADE - Dr. Raul (PMDB) disse que já fez palestra num encontro do Amor-Exigente e ficou impressionado em ver como as pessoas se ajudam. " A gente vê ali um ambiente terapêutico, no qual as famílias buscam melhorar sua qualidade de vida." Para Raul, o trabalho voluntário do Amor-Exigente está 100% inserido no processo de ajuda às famílias e é uma iniciativa que deve inclusive ser apoiada pelo setor público. (MAM)

FAMÍLIA - Para João Carlos Nedel (PP), a família é o centro de tudo, por isso a importância do trabalho realizado pelo Amor-Exigente, que aplica técnicas com objetivo de fortalecer os laços familiares. Observou que ONGs como a Pastoral Carcerária e a Pacto (da Arquidiocese de Porto Alegre) já utilizam as orientações do Amor-Exigente em seu trabalho. "O fortalecimento da família se baseia em três pontos: combate e prevenção às drogas, cuidado com os idosos e valorização do casamento." (MAM)

ACOMPANHAMENTO - Tarciso Flecha Negra (PDT) lembrou que há 17 anos faz trabalho voluntário com sua escolhinha de futebol e que, neste período, aprendeu como é difícil conscientizar os pais sobre a importância de acompanhar seus filhos. "A melhor disciplina que se pode ter é a que aprendemos na família", afirmou Tarciso, destacando a importância do trabalho do Amor-Exigente no fortalecimento dos laços familiares. "O Amor-Exigente faz um trabalho maravilhoso, que não tem preço e que precisa ser visto pelo mundo inteiro."(MAM)

VOLUNTARIADO - Aldacir Oliboni (PT) acredita que se não houvesse entidades como o Amor-Exigente para ajudar os governos, dificilmente haveria solução para 50% dos problemas da cidade, especialmente os ligados à drogadição. Oliboni reconheceu que as famílias de hoje estão fragilizadas, em parte por ação da mídia, que, conforme ele, coloca na "telinha" valores muito diferentes daqueles passados por nossos pais. "O voluntariado tem papel fundamental na construção de um mundo melhor." (MAM)

GRATIDÃO - Elias Vidal (PPS) saudou os representantes da ONG Amor-Exigente e agradeceu a todos aqueles que militam nesse "ministério". Também parabenizou Paulinho Rubem Berta (PPS) por trazer ao plenário pessoas de uma ONG que resgata famílias, jovens e adultos envolvidos com drogas ou "perdidos na vida" por causa de outros problemas. Elias lembrou que é fundador do projeto Vida e Saúde, iniciado após ele receber um tiro na nuca e que aprendeu muito com o Amor-exigente. "Como o paizinho lá em cima me deu uma chance, tive de fazer alguma coisa", afirmou. (CB)

CONSTRUÇÃO - Elói GUimarães (PTB) disse que a Amor-Exigente ajuda as pessoas a se reconstruírem. "Ontem eu dizia que se fazia imprescindível discutir a liberdade e seus limites", declarou. Elói citou como exemplo a participação do presidente da Associação dos Moradores de Rua em uma Tribuna Popular realizada há dois anos em que o orador reivindicou o direito de permanecer na rua, "estarrecendo a todos". Na sua opinião, não há como conceber a falta de limites para a liberdade quando esta coloca em risco a integridade física. "Por isso acho que a Amor-Exigente é extremamente importante para a proteção integral do seres humanos", frisou. (CB)

AGRADECIMENTO - Paulinho Rubem Berta (PPS) disse que todos os vereadores que se manifestaram enxergaram muito bem o que é Amor-Exigente. Na sua opinião, Amor-Exigente tem a ver com respeito por si mesmo, que resulta em respeito aos outros e à sociedade. Lembrou que há 40 anos trabalha para a comunidade, mas confessou: "Fazia isso, mas não tinha disciplina no que eu fazia. Ao conhecera ONG Amor-Exigente, me disciplinei para ser um bom líder comunitário e um bom pai". Conforme Paulinho, um projeto de sua autoria prevê o ensinamento do Amor-Exigente nas escolas municipais. Segundo ele,
o Amor-Exigente representa economia em todos os sentidos, pois, ao trabalhar com prevenção, acaba reduzindo o uso de recursos, como medicamentos. (CB)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Vereadores conhecem trabalho do Amor-Exigente

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA