22/09/2011

Foto: Leonardo Contursi

Jacqueline e o vereador DJ Cassiá, na sessão desta quinta-feira

Tribuna Popular

Viva Gasômetro pede implementação do Parque Gasômetro

A Tribuna Popular desta quinta-feira (22/9), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi ocupada pela coordenadora do movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene. Ela lembrou ser esta a oitava vez que a entidade ocupava o espaço.

Jacqueline destacou que, desde 2007, quando apresentou, pela primeira vez, as reivindicações na Câmara, ocorreram muitos avanços. Observou que a principal luta é a efetiva implementação do Parque do Gasômetro e enfatizou a necessidade de preservar as áreas verdes, tendo em vista que o cinturão verde que circunda a orla do Guaíba vem diminuindo com a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, além da possibilidade do Parque Harmonia se transformar em parque temático, a construção da sede da OSPA e as obras previstas no projeto Cais Mauá.

A oradora também apontou o Largo Cultural do Gasômetro como outra conquista do movimento e sugeriu que sejam adotadas outras medidas para revitalizar a região como o restauro da fachada de casas antigas e que a fiação de telefonia e energia seja subterrâneo. Também pediu, com urgência, o tombamento da Usina de Gás Carbonado, prédio localizado em frente à Câmara Municipal. Elogiou o trabalho do Executivo pela implementação do bonde histórico. “Será uma grande contribuição para o resgate histórico da cidade”, acrescentou.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA