04/10/2011

Foto: Fernanda Westerhofer

Vanessa e Rodrigues, com Sofia (d)

Presidência

Relatos denunciam más condições de trabalho em associação

As condições precárias de trabalho na Associação de Reciclagem Rubem Berta, na Zona Norte, foram pauta de reunião nesta terça-feira (4/10), no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. Recebidos pela presidente Sofia Cavedon (PT), a coordenadora do curso de Direito do IPA, Vanessa Chiari Gonçalves, e o professor Celso Rodrigues apresentaram uma proposta de parceria entre o Legislativo e a instituição para intervir na questão.

Segundo os professores, as condições de trabalho das recicladoras são precárias. As cerca de 20 mulheres não possuem todos os equipamentos de proteção necessários, somente luvas. Além disso, eles apontam que a cidade carece de uma política eficiente de distribuição do lixo coletado. Atualmente, parte do espaço da Associação está ociosa, uma vez que a carga de lixo recebida é menor do que a capacidade.

O objetivo da parceria, então, seria dar assistência jurídica – por meio do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (NAP) e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do IPA – e tentar garantir a resolução dos problemas. A presidente Sofia já informou que deverá agendar uma visita ao local, para a qual também será convidado o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Outro ponto a ser avaliado é a capacitação dos recicladores. “Precisamos deste investimento técnico”, opinou Sofia.

Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA