04/10/2011

Foto: Tonico Alvares

Jornalista Celito de Grandi, na tribuna

Sessão Solene

Celito de Grandi é Cidadão de Porto Alegre

O jornalista e escritor Celito de Grandi foi agraciado com o título de Cidadão de Porto Alegre, em cerimônia nesta terça-feira (4/10), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador João Antonio Dib (PP), como reconhecimento ao trabalho realizado ao longo de cinco décadas.

Natural de Marcelino Ramos, Celito começou sua vida profissional em Porto Alegre em 1961, como repórter do Diário de Notícias. Mais tarde, passou por Zero Hora e Correio da Manhã, retornando para assumir, em 1974, a direção do jornal dos Diários Associados. No setor público, exerceu funções na Secretaria do Trabalho, Assembléia Legislativa e Governo do Estado, destacando-se como delegado regional do Trabalho e, posteriormente, como secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, com a responsabilidade de mediar conflitos de âmbito nacional.

Além de diversos contos, é autor dos livros: Loureiro da Silva, o Charrua, vencedor do Prêmio Açorianos 2003; Diário de Notícias, o romance de um jornal; Cyro Martins, o homem e seus paradoxos, em parceria com a jornalista Núbia Silveira; e Caso Klieman, a história de uma tragédia, agraciado com o Prêmio ARI de Jornalismo 2010. Celito De Grandi agradeceu a homenagem emocionado.

Conduzida pelo proponente da homenagem, vereador Dib, a cerimônia na Câmara foi prestigiada pelos vereadores Eloi Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP), Sebastião Melo (PMDB), Haroldo de Souza (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e Maristela Maffei (PC do B), além de autoridades, amigos e familiares do homenageado. Dib ao finalizar a homenagem afirmou “que imprensa é a pesquisa da verdade”.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA