04/10/2011

Foto: Mariana Fontoura

Brasinha e Souza Pinto na homenagem
Foto: Mariana Fontoura

Vereador Pujol e o homenageado na sessão solene

Sessão Solene

Engenheiro Souza Pinto é Cidadão de Porto Alegre

Em Sessão Solene, realizada no Plenário Otávio Rocha, na noite desta terça-feira (04/10), a Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou o título de Cidadão de Porto Alegre ao engenheiro Eduardo de Souza Pinto. A homenagem, proposta pelo vereador Alceu Brasinha (PTB), foi dirigida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Alceu Brasinha disse que conheceu o homenageado em 2007 e que desde o primeiro contato viu nele uma pessoa atenciosa, bem humorada e carismática. Afirmou que desde aquele momento, passou a olhar com atenção para o engenheiro. Lembrou que o vereador Reginaldo Pujol de imediato teve a mesma impressão e aprovou a idéia da homenagem, proposta que acabou sendo aprovada por todos os demais vereadores.

Brasinha observou que Eduardo Pinto passa a integrar um grupo seleto e que vai fazer parte da história do Rio Grande por ter construído a Arena do Grêmio. “Espero poder entrar em campo em dezembro de 2012 para a inauguração do novo estádio, lotado, um momento que será mágico e especial para a nação tricolor”, acrescentou.

Agradecimento

Após receber a homenagem da sua filha Bruna e do proponente Alceu Brasinha, Eduardo de Souza Pinto agradeceu aos vereadores e falou do desafio que foi desenvolver o novo empreendimento do Grêmio. Garantiu que a Arena vai ser o novo cartão postal de Porto Alegre, agregando as belezas naturais com as obras previstas no local.

Souza Pinto disse que se adaptar a Porto Alegre foi uma tarefa fácil, e que já está incorporando hábitos como tomar chimarrão, comer churrasco. Disse que ama Porto Alegre e revelou que já tem uma relação bem expressiva de amigos.

Currículo

Eduardo de Souza Pinto nasceu em 3 de novembro de 1954, em Belo Horizonte, mas considera-se “gaúcho por definição do dicionário”. É formado em engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (FEMG). Após o curso de graduação, aperfeiçoou-se em diferentes áreas da engenharia através de cursos extracurriculares e de capacitação. Já morou em várias cidades brasileiras, sempre colaborando para o desenvolvimento das comunidades onde morou, com projetos de grande relevância.

Atualmente, em Porto Alegre, o engenheiro tem um de seus mais importantes desafios profissionais: foi designado pela OAS para liderar a construção do Projeto Arena, complexo que compreenderá o novo estádio do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, no Bairro Humaitá.


Também prestigiaram a solenidade os vereadores Idenir Cechim (PMDB), Nilo Santos (PTB), Airto Ferronato (PSB), João Carlos Nedel (PP), Elói Guimarães (PTB), Mauro Zacher (PDT), Luciano Marcantonio (PDT), Maristela  Maffei (PCdoB), que se manifestaram por suas bancadas.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA