22/12/2011


Plenário

Viva Gasômetro comemora inclusão de parque no projeto do Cais Mauá

A representante do movimento Viva Gasômetro, Jaqueline Sanchotene, comemorou nesta quinta-feira (22/12) a inclusão do chamado Parque do Gasômetro no futuro projeto do Cais Mauá. Ao falar no período de Comunicações Temáticas, ela disse que o trabalho do Viva Gasômetro prossegue com a luta pelo tombamento da antiga usina de gás carbonato, defronte à Câmara Municipal de Porto Alegre. Jaqueline disse que a Associação também está em festa hoje por conta da preservação das escolas Pica Pau Amarelo e Porto Alegre, fundada em 1995, e que os integrantes do Viva Gasômetro voltarão à escadaria da Rua João Manoel, a qual querem ver restaurada.

Para Jaqueline, a efetiva criação de um parque no entorno do Gasômetro deve ser definida entre a Rua  Brigadeiro Sampaio até a João Goulart, finalizado na Avenida Loureiro da Silva, sendo coberto por área livre vegetada até o Cais Mauá. Ela afiançou que a área da Usina é uma das mais frequentadas de Porto Alegre, recebendo milhares de pessoas da Região Metropolitana, do interior do Estado, de outros estados e até mesmo do exterior.

O arquiteto-coordenador do projeto do Parque do Gasômetro, Rogério Dalmolin, disse tratar-se de um projeto ambiental e urbanístico que deve ser celebrado, mas ponderou que precisa ser melhor discutido, uma vez que a Prefeitura prepara uma grande obra de integração da orla do Guaíba. A principal preocupação de Dalmolin refere-se ao acesso do público ao espaço. Ele argumentou que a área do futuro Parque do Gasômetro no seu encontro com o Cais Mauá, revitalizado, corre o risco de ficar fechada ao público, pois poderá estar integrada a um shopping center.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)

 

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA