13/03/2012

Foto: Leonardo Contursi

Brigadeiro e assessor Institucional do V Comar visitaram o Legislativo

Institucional

Segurança do espaço aéreo é tema de visita do Comando Aéreo à CMPA

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), recebeu na manhã dessa terça-feira (13/3) a visita do comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major Brigadeiro Flávio dos Santos Chaves. Acompanhado do assessor de Relações Institucionais, Cel.Uirassú Litwinski Gonçalves, a segurança do transporte aeroviário e a Zona de Proteção Aeronáutica em Porto Alegre foram as principais pautas do encontro.

O Brigadeiro Chaves explicou como se dá o controle que garante a segurança do tráfego aéreo de Porto Alegre e de cidades vizinhas. Ao se referir sobre o projeto de construção de um novo aeroporto na cidade de Portão, "conforme  reivindicação da  comunidade e empresários do vale do Sinos", Chaves destacou "a necessidade de uma maior atenção ao volume de pousos e decolagens de três aeroportos estabelecidos em localidades muito próximas".

Os visitantes ressaltaram, ainda, a preocupação do V Comar quanto ao crescimento dos bairros de Porto Alegre, que  ficam próximos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. "É preciso ter atenção ao limite de altura regulamentado para construção de prédios, como forma de evitar qualquer transtorno no controle de segurança do tráfego aéreo", alertou.

Atento às diferentes questões que envolvem o crescimento da Capital gaúcha, incluindo a mudança de perfil dos bairros da cidade; assim como às obras e adaptações programadas para atender à Copa do Mundo de 2014, o vereador Mauro Zacher manifestou interesse "de realizar, na Câmara Municipal de Porto Alegre", uma rodada de atualizações sobre os reflexos do Plano Diretor e suas adequações para a promoção da segurança do transporte aeroviário. Zacher ainda afirmou que é preciso incentivar o estabelecimento de um grupo de trabalho técnico de representantes da prefeitura, Infraero, Aeronáutica e Legislativo, como forma de  provocar  ações que “viabilizem um maior e seguro atendimento aos turistas e a população local que utiliza o transporte aéreo".
 
Os representantes do V COMAR deixaram ao presidente do Legislativo da Capital o convite para que os vereadores de Porto Alegre visitem as instalações do Comando e a Base Aérea, em Canoas. Mauro Zacher, ressaltou "a importância do trabalho conjunto para o estudo e a criação conjunta de regras que terminem com as preocupações de segurança da Aeronáutica e, ao mesmo tempo, promovam as adequações ao crescimento de Porto Alegre, para que os cidadãos tenham maior qualidade de vida".

Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA