13/04/2012

Foto: Felipe Dalla Valle

Coral da Acirs participou da homenagem
Foto: Felipe Dalla Valle

Di Leoni (de faixa), Fortunati, Todeschini e Vaccaro na sessão solene

Sessão Solene

Legislativo celebra 30 anos de amizade entre Porto Alegre e Morano Calabro

O 30º aniversário do irmamento, ou gemellágio – em italiano-, entre as cidades de Porto Alegre e Morano Calabro, Itália, foi  celebrado pela Câmara Municipal da Capital com sessão solene nesta sexta-feira (13/4). A homenagem, presidida pelo vereador Carlos Todeschini (PT), teve as presenças do prefeito de Porto Alegre José Fortunati e de Morano Calabro Francesco Di Leoni, além do cônsul geral da Itália Augusto Vaccaro, entre diversos representantes da comunidade italiana porto-alegrense.

Todeschini, que falou pela Mesa Diretora do Legislativo Municipal, disse que a ligação entre as duas cidade é profunda: “temos mais moraneses em Porto Alegre do que em Morano Calabro”. Conforme o vereador, o maior contingente imigratório no mundo, proveniente dessa cidade italiana, está em Porto Alegre. “Além disso, são 3,5 milhões de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, isso representa a população inteira do Uruguai”.

O vereador lembrou que a marca da presença dos moraneses na Capital gaúcha é profunda no comércio e na vida cultural. “Muito contribuem para o crescimento de nossa cidade e de todo o Estado.” Todeschini relatou ainda os objetivos do gemellágio e afirmou que a vinda do prefeito Di Leoni, além de representar muito alegria para Porto Alegre, deverá representar a abertura de outras possibilidades de crescimento e entrelaçamento.

Amizade

Umberto Scorza, vice-presidente do Centro Calabrês do RS, agradeceu a homenagem em nome da comunidade moranesa que vive na cidade. "Os 30 anos do gemellágio foram feitos muito mais pelo espírito solidário e fraterno de amizade do que por relações comerciais entre as duas cidade", destacou. “Porto Alegre é uma cidade que sabe acolher as pessoas”.  Conforme Scorza, os moraneses que vieram para a Capital gaúcha sempre foram bem recebidos, o que permitiu o irmamento e evitou a constituição de guetos “e isso muito nos honra”.

Francesco Di Leoni se disse muito honrado pela homenagem da Câmara Municipal. “Esta saudação é feita com o coração”, afirmou. O prefeito moranese disse deixar fora de seu pronunciamento qualquer aspecto político. “Foram relações de amizade, honestidade e lealdade que permitiram que se chegasse a estes 30 anos de irmamento.” Di Leoni agradeceu aos porto-alegrenses pela capacidade de acolhimento e integração e pela manutenção do companheirismo e respeito entre as duas comunidades. “Desejo que estas relações sejam cada vez mais fortes”, afirmou.

Livro

Durante a cerimônia, o professor Nuccio Ordine, de Morano Calabro, fez a doação do livro O Umbral das Sombras, para a Biblioteca Jornalista Alberto André, da Câmara Municipal. Também participaram da sessão solene os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT) e Nelcir Tessaro (PSD). Igualmente estiveram na cerimônia a presidente do Centro Calabrês do RS, Filomena Fioli, o presidente da Sociedade Italiana no RS, Francisco Morelli, o juiz de direito Pedro Luiz Pozza, e a presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília Kother .

O Coral da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (Acirs), sob a regência do maestro Gerson de Souza, apresentou os hinos nacionais da Itália e do Brasil, na abertura da cerimônia e o Hino do Rio Grande do Sul, além de outras canções, no encerramento. A sessão solene da Câmara Municipal integrou programação de aniversário do gemellággio realizada em Porto Alegre desde a quarta-feira (11/4) e que incluiu conferência, sessão de cinema, apresentação de ópera-bufa e jornada de literatura, filosofia e educação.

Gemellágio

Porto Alegre é cidade-irmã de Morano Calabro desde 15 de janeiro de 1982. A integração é firmada com o objetivo de criar relações em nível econômico e cultural através dos quais as cidades estabelecem laços de cooperação. Morano Calabro foi fundada pelos Romanos em meados do Século II a.C., e fica no sul da Itália, na região da Calábria, com cerca de 4.795 habitantes.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA