19/04/2012

Foto: Jonathan Heckler

Canal (e) e Pinheiro (d) e os documentos entregues pela SME
Foto: Leonardo Contursi

Dib deverá apresentar recurso contra a indicação de vice e relator

Instituto Ronaldinho

CPI: Assis será convocado a depor na próxima quinta-feira

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta quinta-feira (19/4), no Plenário Otávio Rocha, o ato de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar os fatos relacionados à parceria entre a prefeitura da Capital e o Instituto Ronaldinho Gaúcho. A CPI é presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT).

Na ocasião, foram escolhidos para a vice-presidência o vereador Professor Garcia (PMDB) e para a relatoria o vereador Waldir Canal (PRB). O empresário Roberto de Assis Moreira será convocado a depor já na próxima quinta-feira, dia 26. O presidente do Legislativo, vereador Mauro Zacher (PDT), acompanhou os trabalhos da primeira reunião da CPI

Divergência

Governo e oposição apresentaram os mesmos nomes, divergindo nos cargos. Diante disso, foi realizada uma votação que terminou empatada, sendo que o presidente da CPI, vereador Mauro Pinheiro (PT), deu o voto de minerva. O líder do governo, vereador João Dib (PP) havia indicado Waldir Canal para a vice-presidência e o Professor Garcia para a relatoria. Segundo ele, como "não está claro o processo de desempate" anunciou que apresentará recurso.

A CPI é integrada, ainda, pelos seguintes vereadores: Carlos Todeschini (PT), Márcio Bins Ely (PDT), DJ Cassiá (PTB), João Antônio Dib (PP), Nelcir Tessaro (PSD), Paulinho Rubem Berta (PPS), Mário Manfro (PSDB), Pedro Ruas (PSOL) e Airto Ferronato (PSB). A CPI se reunirá todas as quintas-feiras às 10h.

Documentos

Antes da instalação, a secretária municipal da Educação, Cleci Jurach, entregou à liderança do governo toda documentação referente aos convênios entre a prefeitura e o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Os volumes foram repassados pelo vereador João Dib ao presidente da CPI. Na mesma linha, o vereador Professor Garcia (PMDB), que preside a Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece), anunciou que todas as informações prestadas no âmbito da Cece também serão integralmente disponibilizadas.

Convocação

O vereador Pedro Ruas (PSOL) requereu que o procurador e irmão de Ronaldinho Gaúcho, Roberto de Assis Moreira, seja imediatamente convocado a depor na CPI. Ruas sugeriu ainda a data da próxima quinta-feira (26/4) e também solicitou medidas judiciais para impedir que Assis se ausente do país enquanto a CPI estiver em andamento.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA