04/06/2012

Foto: Leonardo Contursi

Presidente fala na inauguração junto ao pórtico de acesso
Foto: Leonardo Contursi

Rafael Farina (e) foi o primeiro ciclista a usar o espaço

Institucional

Câmara Municipal inaugura bicicletário

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher (PDT), acompanhado dos vereadores Carlos Todeschini (PT) e Sofia Cavedon (PT), inaugurou um espaço destinado ao bicicletário da Casa, no início da tarde de hoje (4/6). A atividade faz parte de uma série de ações promovidas pelo Legislativo da capital alusivos à ao Dia do Meio Ambiente.

O projeto para construção do bicicletário na Câmara teve início na gestão da vereadora Sofia Cavedon, "quando ciclistas questionaram a falta desse espaço, ao ocuparem a tribuna do Parlamento, em uma  audiência pública", explicou a vereadora, agradecendo e parabenizando Zacher pela continuidade e conclusão da proposta.

Carlos Todeschini, reconhecido pelo atual presidente da Casa, "como vereador incentivador da Câmara Verde",  falou da necessidade de ampliar a conscientização para o uso da bicicleta como meio de transporte e para o respeito aos ciclistas. Todeschini observou que "em Copenhagen, na Dinamarca, uma cidade com apenas seis horas de luz praticamente a totalidade da sua população, "operários, estudantes e trabalhadores", faz uso desse modal de transporte. Todeschini ressaltou ainda o seu desejo em transformar a Câmara em "um exemplo de  sustentabilidade no Brasil".

O presidente Mauro Zacher destacou que a entrega do bicicletário aos cidadãos e aos servidores tem um significado especial. Ressaltou que a Câmara tem sido palco para importantes debates sobre o tema, como foi a análise e aprovação do Plano Diretor Cicloviário. Zacher afirmou que o novo espaço possibilita que os ciclistas tenham mais segurança para deixar as suas bicicletas, em local iluminado e próximo a guarita de segurança. "E ainda está em um ambiente privilegiado, com jardinagem planejada e arborizado para descanso e lazer".

Presente ao ato, o entregador Rafael Farina, de 30 anos, foi o primeiro cidadão a utilizar o equipamento, instalado próximo ao pórtico de entrada da Câmara Municipal de Porto Alegre. Rafael parabenizou os parlamentares pela obra e disse se sentir mais seguro para deixar o seu meio de transporte. "Precisamos de mais espaços como esses na cidade", assinalou.

Acompanhe a programação da Semana do Meio Ambiente na Câmara:

05/6 - 14h - Auditório Ana Terra
- Lançamento do projeto Câmara Verde e palestra de Francisco Milanez com o tema "Desafios que a sustentabilidade traz para nossa vida”

6/6 - 10h - Auditório Ana Terra
- Palestra de João Manoel Dias Pimenta com o tema "Importância da reciclagem dos fluídos refrigerantes e responsabilidade de todos”

Até 15 de junho - T Cultural Tereza Franco
Exposição Drone - A Arte de Desconstruir os Objetos com Sustentabilidade. que reúne esculturas de Flávio Mascarello criadas com lixo eletrônico. Visitação de segunda a sexta-feira.

Angélica Sperinde (reg.prof.7862)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA