17/06/2012

Foto: Jonathan Heckler

Prefeito solicitou estudo de viabilidade ainda no catamarã.
Foto: Jonathan Heckler

Vereadores e imprensa apostando no transporte hidroviário.

Mobilidade

Bairros da zona sul da Capital na expectativa pelo transporte hidroviário

Ao anunciar a implantação o Plano Hidroviário da Capital, durante o programa Pampa na Tarde, o prefeito José Fortunati renova a esperança da população dos bairros da zona sul da Capital e cumpre com o que prometeu no ano passado, em viagem experimental de barco pelo Guaíba.
 
Quem afirma é o vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que em 2011, como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, promoveu uma reunião da Comissão no barco Catamarã, navegando pelas águas do Guaíba, “oportunidade em que o prefeito solicitou um estudo de viabilidade técnica e em seis meses anunciou a abertura de edital de interesse das empresas em explorar o transporte”, lembra o vereador. 

Agilidade
 
A reunião da Cosmam no barco, acompanhada por autoridades, técnicos, pesquisadores e  imprensa, também foi para calcular o tempo de transporte, ligando o Centro ao Extremo Sul da Capital, “uma redução significativa, se comparado ao transporte por terra, e que oferece, além da agilidade, segurança e baixo custo para implantação do sistema”, observa o vereador.

Zona Sul
 
Nesta primeira fase em caráter experimental, o roteiro ligaria o Centro de Porto Alegre às imediações do BarraShoppingSul, “mas estamos na expectativa de que logo seja estendido aos bairros da região sul da capital, já que o estudo de viabilidade feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), constatou que há demanda de passageiros, que usariam o transporte hidroviário para se deslocar até o centro e Porto Alegre”, concluiu o vereador Dr. Thiago Duarte.

Flávio Damiani (reg prof 6180)
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA