29/06/2012

Foto: Mariana Fontoura

Uma das oficinas realizadas

Comissões

Seminário sobre educação popular lota Auditório Ana Terra

Representantes de entidades e da comunidade lotaram o Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (29/6) para a abertura do Seminário Direitos Humanos e Educação Popular: uma proposta de transformação social, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh). O destaque do ato ficou por conta da apresentação da Banda Ecos, formada por crianças e adolescentes do Centro Social Marista da Vila Santa Terezinha.

A presidente da Cedecondh, vereadora Maria Celeste (PT), abriu os trabalhos destacando a importância das diversas parcerias para a realização do evento. Conforme Celeste, o objetivo do seminário é servir de espaço de articulação e de troca de experiências de forma a alavancar a construção de um fórum de educação popular permanente. A vereadora lembrou que o tema da educação popular como meio de transformação social é tratado também como de direitos humanos porque, “acima de tudo, a educação é um direito”.

Oficinas e parcerias

Depois da abertura, o seminário prossegue com apresentação de propostas pelas entidades, no Auditório Ana Terra, e oficinas nas salas 301, 302 e 303 sobre os temas Educação Popular e o Respeito às Reivindicações dos Setores Populares, Dialogando sobre o Caráter Transformador da Educação Popular e Dialogando sobre o Caráter Político-pedagógico e Processual da Educação Popular.

Para sua realização, o seminário conta com a participação e parceria de representantes das seguintes entidades: Fundação Pão dos Pobres, Camp – Opção pela Solidariedade, Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Idhes), Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (Aeppa), Brava Gente e Conselho de Educação de Adultos na América Latina (Ceaal).

O encontro recebeu apoio da Agência Marte de Comunicação. Também participaram da abertura a vereadora Sofia Cavedon (PT) e representantes da Assessoria de Direitos Humanos da Brigada Militar e da Assembleia Legislativa.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA