30/07/2012

Foto: Elson Sempé Pedroso

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre

Institucional

Câmara defende legislação da cidade para instalação de 4G

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), se reuniu no final da tarde de sexta-feira (27/7) com o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, para tratar do encaminhamento de debates sobre a legislação para implantação de novas antenas para serviços de telecomunicações em Porto Alegre.

O presidente do Legislativo, que propõe um trabalho "extremamanete técnico e transparente" para definição da lei que vai regrar a instalação de antenas e operação do serviço da quarta geração de telefonia celular (4G) na Capital, deseja realizar discussão sobre o tema a partir da análise de estudos técnicos sobre a interferência dessas antenas na saúde das pessoas, a forma estética da cidade e sobre a importância desses equipamentos para melhorias à qualidade dos serviços de telecomunicações. Para o vereador, "esse processo deve ocorrer a partir da primeira semana do mês de agosto de 2012, através de um grupo multidisciplinar e em fórum adequado para que todos os interessados possam acompanhar os trâmites".

O prefeito defendeu o debate democrático, lembrando que a participação dos especialistas no assunto é "fundamental para orientações aos poderes Legislativo e Executivo". Ele manifestou ainda sua preocupação com a agenda de ações para definição de atividades técnicas necessárias aos avanços nos serviços de telecomunicações. Disse também que concorda com o presidente da Câmara na defesa da legislação própria da cidade para instalação de antenas 4G.

Angélica Sperinde (Reg. prof. 7862)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA