18/09/2012

Foto: Felipe Dalla Valle

Empresário é cumprimentado pelo vereador Mauro Pinheiro (d)

Sessão Solene

Waldir Bronzatto recebe título de Cidadão de Porto Alegre

O empresário Waldir Antônio Bronzatto recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre na noite desta terça-feira (18/9) em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal. A iniciativa atendeu proposição do vereador Mauro Pinheiro (PT), que recordou da trajetória comum. “Começamos juntos como comerciantes e políticos, por isso muito me honra estar aqui hoje prestando esta homenagem”, disse. 

Pinheiro destacou também a luta social traçada pelo homenageado. “Além de um grande empresário é um grande ser humano, sempre preocupado com os mais necessitados”, afirmou. 

O deputado estadual Aldacir Oliboni (PT) representou a Assembleia Legislativa. Contou que Bronzatto, ao chegar a Porto Alegre, enfrentou vários desafios. “Ele venceu na vida sempre olhando para o social e envolvido com diversas comunidades da cidade. É uma pessoa na qual nos espelhamos sempre”, disse. 

Leandro Bronzatto, filho do homenageado, falou em nome do pai. “Fui incumbido desta missão em função do estado de saúde de meu pai”, disse e leu agradecimento elaborado por Waldir Bronzatto: “É com muita honra que recebo esta homenagem, pois ela representa em síntese tudo de bom e verdadeiro que construí ao longo do curso de minha vida e quero estendê-la aos que estiveram ao meu lado em todos os momentos.”

Além de familiares e amigos, também prestigiaram a homenagem o vice-presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Três Figueiras, Fernando Dalmolin Ferraz, e o representante do Conselho de Cidadãos Honorários Jorge Krieger de Melo.

Carreira

Natural de Ijuí, Bronzatto passou a residir em Porto Alegre em 1952. Em 1957, ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), concluindo o curso de Ciências Contábeis em 1961. O homenageado é proprietário das Lojas Bronzatto e, como contador-auditor, ajudou a fundar e presidiu diversas entidades de contadores, como o Sindicato dos Contadores do Rio Grande do Sul (Sindiconta).

Em âmbito nacional, presidiu a Ordem dos Contadores do Brasil (OCB) e foi representante do país na confederação dos contadores públicos dos países do Pacto Andino e do Pacto Amazônico. Em Porto Alegre, Waldir Bronzatto criou e dirigiu a Coordenadoria das Associações Empresariais de Bairro de Porto Alegre e Grande Porto Alegre.

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA