24/09/2012

Foto: Felipe Dalla Valle

Fernanda e Ruas na votação da primeira proposta, rejeitada em 2011

Plenário

PSOL reapresenta projeto que muda nome da Castelo Branco

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater, nesta segunda-feira (24/9), em período de Discussão Preliminar de Pauta, projeto de lei dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, do PSOL, que altera a denominação da Avenida Castelo Branco para Avenida da Legalidade. Conforme Ruas e Fernanda, o objetivo da proposta é homenagear os gaúchos que participaram e apoiaram o Movimento da Legalidade, protagonizado por Leonel Brizola em 1961. 

Projeto com o mesmo teor foi apresentado em 2011 e rejeitado pelo plenário em 14 de dezembro do mesmo ano por 16 votos contra e 12 a favor. Eram necessários 24 votos favoráveis para aprovação.

Ruas e Fernanda observam que a sugestão de alteração do nome tem por objetivo também garantir uma reflexão da sociedade sobre as violações perpetradas pelo regime civil-militar. "Trouxemos à discussão coletiva os diversos abusos cometidos pelo regime anterior, permitindo aos cidadãos formarem consciência de quão perversa foi a ditadura e repudiarem essa forma de governo."

Os vereadores do PSOL ainda destacam o fato de ser a Avenida Castelo Branco uma das vias públicas mais importantes de Porto Alegre, "caminho de pessoas que saem ou que chegam à Capital". 

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
            Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA