16/01/2013

Foto: Ederson Nunes

Vereadores ouviram representantes de diversas comunidades
Foto: Ederson Nunes

Mutirão pela Cidadania foi realizado no Auditório Ana Terra

Participação popular

Mutirão pela Cidadania: Comunidades participam da primeira plenária

Reivindicando melhores condições, moradores e representantes de Associações de Moradores de diversos bairros da Capital estiveram na manhã desta quarta-feira (16/01) na Câmara Municipal de Porto Alegre para pedir aos vereadores apoio para a instalação de rede elétrica, asfaltamento de ruas e avenidas, recolhimento do lixo, finalização da rede pluvial e outras demandas. O projeto Mutirão pela Cidadania é uma iniciativa da nova Mesa Diretora da Casa, empossada no dia 1º de janeiro e presidida pelo vereador Dr. Thiago (PDT).

As péssimas condições de alguns bairros é um tema que vem preocupando os vereadores. “Nós queremos que este espaço aqui na Câmara Municipal seja destinado à comunidade, para ajudar e facilitar a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em prol da qualidade de vida destes moradores”, explicou Dr. Thiago (PDT).
 
Antônio Carbonera, representante da Associação de Reciclagem Ecológica Vila dos Papeleiros (Arevipa), criticou a prefeitura. "No dia 15 de fevereiro de 2005, a vila foi atingida por incêndio, deixando a comunidade desabrigada", explicou. Segundo Carbonera, a prefeitura quer que desocupem um galpão de reciclagem na Rua Paraíba 177, que está dentro do projeto Entrada da Cidade, e conta com apoio do Incra e da ONG Moradia e Cidadania (da Caixa Federal), que cederam o galpão de reciclagem e está há 10 anos trabalhando no local.
 
Também moradores dos bairros Bela Vista e Boa Vista protestaram contra o asfaltamento da Alameda Raimundo Corrêa, no entorno da Praça Japão. A colocação da camada asfáltica seria feita porque, durante as obras da trincheira da Rua Anita Garibaldi, o tráfego de veículos deve ser desviado pelo local. De acordo com a moradora Cristina Strubinsky, a obra não irá resolver o problema do trânsito na região. “Será um gasto em vão para a abertura de um buraco de mais de 800 metros e que vai estragar a praça Japão e ruas que possuem mais de cem anos de existência”, declarou.

O presidente honorário da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab), Ivo Fortes dos Santos, também criticou o fechamento do Pronto Atendimento do Hospital Parque Belém, no bairro Belém Novo. "O Parque Belém recebe, em média, 250 pessoas por semana", destacou Ivo. O presidente da Câmara Municipal, Dr. Thiago Duarte (PDT), avisou que visitará o hospital no final do mês, dia 29.

Os vereadores acolheram as reivindicações dos moradores e já se comprometeram em apresentar indicação ao Executivo solicitando estudos ao setor competente para viabilizar a implantação destas obras. Também participaram do evento os vereadores Guilherme Socias Villela (PP), Marcelo Sgarbossa (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e Paulinho Motorista (PSB).

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:
Câmara lança projeto Mutirão pela Cidadania nesta quarta

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA