10/11/2006

Foto: Juliana Freitas

Músico tradicionalista recebeu diploma

Sessão Solene

Chico Saratt é condecorado com Prêmio Lupicínio Rodrigues

O cantor tradicionalista natural de São Borja, Francisco Carlos Trindade Saratt, conhecido nacional e internacionalmente como Chico Saratt, foi agraciado, nesta quinta-feira(9/11) à noite, na Câmara Municipal de Porto Alegre, com o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues. Radicado em Porto Alegre desde 1982, Saratt ingressou no mundo dos festivais na Califórnia da Canção de 1984, ao lado de Mário Barbará. Desde então participa da maior parte dos eventos musicais do Sul do país. 

Em junho de 1990, Saratt radicou-se na Europa, tendo divulgado a música gaúcha na Espanha, Áustria, Itália, Portugal e Suíça, onde fixou residência na cidade de Montreux. Em 1993, representou o Estado e o país na Coréia do Sul, na Expo Internacional de Taejon.

No cinema, participou, com Borghetinho, da trilha sonora do filme "Noites de São João", de Sérgio Silva, onde também contracenou com a atriz Fernanda Rodrigues. Na minissérie "A Hora do Louva-Deus", do diretor Vicente Sesso, há uma faixa de Saratt, intitulada "Alguma Luz". 

O músico ministrou oficinas de música do Projeto de Descentralização da Cultura de Porto Alegre e foi produtor do Programa de TV Mateadas e Mateadas Acústico, de 2002 a 2004, na Assembléia Legislativa do RS. Dirigiu o Estúdio do Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore (IGTF), em 2003, e, atualmente, o Auditório Araújo Vianna.

Em nome do proponente da homenagem, Maurício Dziedrick (PTB), o vereador Cassiá Carpes (PTB) disse que Saratt é um referencial da música regionalista no país e no mundo.  "Você veio, assim como eu, da terceira cidade mais distante da Capital, mas, graças à humildade e ao talento, conseguiste vencer naquilo que mais gostas de fazer, que é cantar", afirmou.

Representando o prefeito José Fogaça, o secretário municipal de Obras e Viação e vereador licenciado, Maurício Dziedrick, destacou a atuação musical de Saratt. "Este é um verdadeiro encontro entre a família Saratt e a família trabalhista", disse. 

Emocionado, Saratt manifestou sua satisfação em ser homenageado pela Câmara e o povo de Porto Alegre. Agradeceu a todas as famílias que granjeou no decorrer de sua carreira, além das já citadas, especialmente a Borghetti, com a qual tem realizado eventos dentro e fora do país.
 
Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)
 

 

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA