16/09/2013

Foto: Tonico Alvares

Rogério Veit questionou projeto encaminhado pelo Executivo

Tribuna Popular

Associação quer preservação do Museu Júlio de Castilhos

Na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (16/9), a Associação Comunitária do Centro Histórico tratou do projeto de lei do Executivo, que estabelece incentivos para a conclusão das obras de prédios inacabados na região central da Capital. Em nome da entidade, Rogério Veit fez um resgate da discussão sobre a proposta da Prefeitura. “Questionamos a legalidade deste projeto, que se ancora em Plano Diretor anterior ao atual”, afirmou.

Veit destacou, em especial, imóvel localizado próximo ao Museu Júlio de Castilhos, instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre, na rua Duque de Caxias. “Estamos preocupados com o futuro que cabe a nós projetar hoje. Nossa preocupação deve ser voltada ao coletivo. Preservar nossos museus e praças, e não abonar o que pode causar impacto negativo. Queremos a proteção do Museu Júlio de Castilhos e a defesa da paz e da segurança da vizinhança, e não o benefício de um empreendedor em detrimento dos demais moradores”, complementou.

Segundo ele, a rua Duque de Caxias é estreita e veículos que sejam estacionados na via causarão grande impacto. “Se autorizarmos esta obra, com certeza na carona virá outra obra ao lado do museu. E daqui a alguns anos estaremos discutindo para onde será levado o museu, que sucumbirá prensado entre dois espigões”, alertou. Veit disse, ainda, que para finalizar obras inacabadas e construir prédios novos não se pode colocar em risco o patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre. “As leis mudaram por clemência, e mudaram justamente em razão do mal que alguns empreendimentos causaram à nossa cidade. Este certamente é um deles.”

Para finalizar, o representante da Associação Comunitária do Centro Histórico pediu que se faça um estudo detalhado de todos os imóveis passíveis de serem enquadrados no projeto de lei por meio de um grupo de trabalho com representantes de universidades e do conjunto de moradores.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Ouça: Moradores rejeitam espigão em terreno do Centro Histórico
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA