08/10/2013

Foto: Ederson Nunes

Conselheiro (d) listou uma série de problemas envolvendo a área verde
Foto: Ederson Nunes

Proposta de cercamento do parque também foi tratada na Cosmam

Comissões

Usuários do Parque da Redenção cobram melhorias

Na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), o Conselho de Usuários e Amigos do Parque Farroupilha (Redenção) cobrou melhorias no local dos representantes do Executivo municipal que estiveram na reunião da manhã desta terça-feira (8/10) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Segundo o coordenador do conselho, Roberto Jakubaszko, no momento em que ganha força o debate sobre o cercamento do parque, é preciso discutir outros problemas da Redenção. “Existem seis ou sete secretarias atuando lá dentro e isso gera um jogo de empurra. Gostaríamos de ter uma única responsável pela totalidade do parque”, afirmou.

Jakubaszko citou o caso da proibição de venda de bebidas alcoólicas no interior do parque. “Também é proibido fazer fogo. Mas todo o fim de semana tem gente vendendo bebida e churrasquinho. Faz mais de 40 anos que isso acontece e não tem fiscalização.”

A respeito do Araújo Viana, ele reclamou que a cerca instalada ao redor do auditório não estava no projeto original e pediu informações sobre as datas que a concessionária do local disponibiliza para uso da prefeitura.

Outra questão relatada foi a perda de cobertura vegetal da Redenção. No entanto, o coordenador informou que o novo administrador do parque prometeu que, a partir de agora, três árvores serão plantadas para cada uma que tiver de ser removida.

Jakubaszko também falou sobre a proposta de plebiscito para decidir sobre a instalação de cerca em volta da Redenção. “A maioria dos integrantes do conselho considera um absurdo investir tanto dinheiro para cercar o parque. Há mais de 200 anos os negros lutaram para tirar as correntes e agora querem colocar cerca ao redor do parque.”

Disse, ainda, que pequenos furtos acontecem no entorno. “Só que essas pessoas acabam correndo para dentro do parque porque falta policiamento.” E lembrou que, mesmo cercado, o Parque Germânia, é vilipendiado volta e meia. “Temos é que ocupar socialmente a Redenção para termos segurança.”

Iluminação
 
O supervisor de parques, praças e jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Leo Antônio Bulling, afirmou que o ideal é o parque permanecer como está: aberto à comunidade. “Mas temos que resolver os problemas de segurança, pois a depredação é grande à noite, especialmente com relação aos furtos.”

Já o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras de Viação (Smov), Alexandre Martins, garantiu que o projeto de revitalização do Parque Farroupilha deve estar pronto até semana que vem. “Foi elaborado em conjunto com outras secretarias. Queremos melhorar a iluminação para que a população possa usar a Redenção também à noite.”

O diretor da Divisão de Iluminação Pública da Smov, Luiz Fernando Colombo, explicou que toda a rede subterrânea será refeita. “Vamos incrementar os eixos principais. Colocar postes mais baixos entre os que têm oito metros de altura. Em todos os caminhos, vamos recuperar a iluminação, que tem sofrido muito com a depredação.” Segundo ele, o projeto deverá custar em torno dos R$ 2 milhões, e a concorrência pública será lançada até o começo de janeiro de 2014.

O secretário-adjunto de Segurança da Capital, João Hélbio Carpes Antunes, explicou que as rondas da Guarda Municipal são frequentes na Redenção. “Além disso, temos seis câmeras de vídeo e mais duas da Brigada Militar. Nosso projeto prevê implantar 16.” Quanto à proposta de cercamento, fez uma ponderação: “Teríamos que ter no mínimo quatro portões com um guarda em cada um deles. Precisaríamos ainda de uma equipe para fazer a varredura do parque antes de fechar o portão. E vale lembrar: cidadão de bem não faz isso, mas ladrão pula a cerca.”

Como encaminhamento, o presidente da Cosmam, Paulo Brum (PTB), e a vice Jussara Cony (PCdoB) pediram ao Conselho de Usuários que formalize as questões por escrito para que elas sejam encaminhadas às secretarias municipais. Também acompanharam a reunião os vereadores Lourdes Sprenger (PMDB), Paulinho Motorista (PSB), Mario Manfro (PSDB) e Mauro Pinheiro (PT).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA