13/11/2013

Foto: Arquivo CMPA / Tonico Alvares

Plenário Otávio Rocha
Foto: Ederson Nunes

Paulinho Motorista (PSB)

Plenário

Aprovada criação de linhas diretas de ônibus entre Centro e bairros

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão ordinária desta quarta-feira (13/11), aprovou projeto do vereador Paulinho Motorista (PSB) alterando a Lei nº 8.133, de 12 de janeiro de 1998 – que dispõe sobre o Sistema de Transporte e Circulação no Município de Porto Alegre. As alterações aprovadas, segundo o vereador, visam a adequar a legislação municipal à federal, em especial ao Código de Trânsito Brasileiro, subdividindo o serviço de transporte coletivo nas seguintes categorias de linhas: comum, rápida, direta, transversal e alimentadora.

Com a aprovação do projeto, será considerado "coletivo comum" o transporte de passageiros executado em todos os bairros da Cidade e operado em todas as paradas localizadas no trajeto desde a origem até o destino da linha. A proposta também define como "coletivo direto" o transporte de passageiros executado em bairros afastados mais de vinte quilômetros do Centro Histórico de Porto Alegre e operado exclusivamente em paradas localizadas no bairro de origem e no bairro de destino da linha.

De acordo com Paulinho Motorista, é comum a grande maioria dos passageiros dos bairros afastados embarcar no ônibus no seu bairro e permanecer até o final do trajeto. "Em um futuro breve, o coletivo expresso poderá funcionar associado ao sistema BRT, e a redução das paradas e arrancadas dos ônibus em deslocamento contribuirá, por consequência, para diminuir a lentidão de nosso trânsito e desafogá-lo, da mesma forma que coletivos com maior capacidade (no caso do sistema BRT) significarão menos veículos no trânsito."

O vereador salienta ainda que a implantação desse sistema resultará em economia de tempo para os passageiros, na maioria dos casos trabalhadores que já ficam longas horas fora de casa e ainda gastam tempo em deslocamento. "Cada minuto economizado no trajeto bairro-centro-bairro significará mais conforto e mais tempo junto de suas famílias."

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Ouça: Aprovado transporte coletivo direto na Capital


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA