27/11/2013

Foto: Felipe Dalla Valle

Objetivo do projeto é dar mais segurança a passageiros
Foto: Elson Sempé Pedroso

Delegado Cleiton

Plenário

Permissão para ônibus parar fora de pontos à noite é aprovada

O Legislativo de Porto Alegre aprovou, na sessão desta quarta-feira (27/11), projeto de lei do vereador Delegado Cleiton (PDT) que prevê a criação do Programa Parada Segura, destinado a incentivar medidas e iniciativas que visem à segurança de usuários, passageiros e trabalhadores do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre. Conforme a proposta, o Parada Segura permitirá o embarque e desembarque de passageiros fora dos pontos regulamentares em horários especiais e noturnos.

O objetivo do projeto, segundo o autor, é garantir a segurança de usuários que se deslocam ou residam em locais distantes das paradas e que estejam no trajeto original das linhas de ônibus. De acordo com a proposta, modificada por emenda aprovada, do próprio autor, a possibilidade de os ônibus pararem fora dos pontos não se aplica aos seguintes horários das linhas convencionais: de segundas a sextas-feiras, das 5 às 22 horas, e, nos domingos e feriados, das 6 às 21 horas.

Pela emenda aprovada, também não será permitido aos ônibus pararem em local diferente dos pontos nas áreas da II Perimetral (ruas e avenidas José de Alencar, Silva Só, Félix da Cunha, Mariante, Azenha, Princesa Isabel, Goethe, Farrapos e São Pedro), às margens do Guaíba, nos corredores e faixas exclusivas de ônibus e quando conflitar com a legislação de trânsito, especialmente no tocante à circulação e parada de veículos.   

"Muitas vezes medidas simples, como a que pretendemos que seja implementada pela EPTC, podem ajudar na preservação de vidas e impedir assaltos ou outros meios de violência que assolam a comunidade. Os ônibus poderiam parar mais próximo de residências ou acesso de ruas secundárias, o que facilitaria o deslocamento de idosos e estudantes noturnos, apenas para exemplificar a abrangência que se quer com a edição desta norma legislativa", explica o vereador.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Ouça: Ônibus poderão parar fora dos pontos na Capital
  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA