13/02/2014

Foto: Ederson Nunes

Presidente recebeu comissão do HCPA que pede auxílio para agilização de obras na instituição.

Presidência

Câmara apoia ampliação do HCPA

A vice-presidente administrativa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Tanira Andreatta Torelly Pinto, e três engenheiros responsáveis pela obra de ampliação da instituição reuniram-se na tarde desta quinta-feira (13/2) com o presidente do Legislativo, vereador Professor Garcia (PMDB), para solicitar apoio ao andamento do projeto de reforma do HCPA. Segundo eles, a instituição tem a verba, já foi feita a licitação e contratada a empresa responsável pela construção, mas a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPHAC ), que integra a Secretaria Municipal da Cultura, e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) deram parecer contrário ao projeto. De acordo com a vice-presidente administrativa do HCPA, a alegação é de que a obra prejudicará a questão arquitetônica da cidade.

Professor Garcia comprometeu-se em agilizar a tramitação do processo e informou que o projeto deverá estar na Câmara até o final da próxima semana. O vereador telefonou para o vice-prefeito Sebastião Melo para apresentar-lhe o problema. Melo, por sua vez, declarou que vai discutir o assunto com a secretária de Regularização Fundiária, Ana Pellini. Assim que o projeto chegar à Câmara, o presidente do Legislativo vai informar à comissão.
  
O grupo explicou que a construção dos anexos I e II do HCPA vai aumentar em 70% a estrutura do hospital. Atualmente são 126 mil metros quadrados de área construída. O projeto prevê mais 84 mil metros quadrados, no espaço onde hoje está localizado o estacionamento. O novo complexo hospitalar dará atenção especial ao atendimento de pacientes considerados criticamente enfermos. A emergência, por exemplo, irá triplicar o seu espaço, passando de 1,7 mil metros quadrados para mais de 5 mil. O Centro de Tratamento Intensivo (CTI), hoje com 54 leitos, terá 110. Os dois anexos contarão com 722 vagas de estacionamento no subsolo.

Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA