14/04/2014

Foto: Janaísa Cardoso

Sarah na escada do Viaduto da Borges
Foto: Janaísa Cardoso

Frida estacionada no pátio da Câmara

Fotografia

Janaísa Cardoso mostra Bicicletários Imaginários

A artista visual Janaísa Cardoso irá expor, na Câmara Municipal de Porto Alegre, de 14 a 25 de abril, seu trabalho de fotos Bicicletários Imaginários. A mostra terá 15 imagens que retratam o olhar da artista sobre a cidade a partir do uso de bicicletas. Para Isa, como ela é chamada, a exposição será um novo suporte criativo para “aproximar, conversar e sensibilizar outros públicos quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte”. 
 
As fotos mostram o cotidiano ciclístico de Isa desde 2012, quando ela criou o blog Bicicletários Imaginários, onde passou a expor virtualmente. “Bicicletário é questionar a sociedade quanto aos espaços milimetricamente pensados para os veículos automotores. Imaginário é o olhar pensante que recria possibilidades para uma vida melhor”, explica. Durante o projeto, a artista utilizou cinco bicicletas, batizadas de Frida, Ísis, Sarah, Kamel e Pequena Miss Sunshine.
 
Formada em Artes Visuais pela Ulbra, Isa teve seu primeiro trabalho exposto individualmente em 2000, na Pucrs, com a mostra Delicadeza Silvestre. Em 2013, inaugurou a mostra Bicicletários Imaginários no Fora do Eixo – Cidade da Bicicleta, em Porto Alegre.
 
A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 18 horas, e, nas sextas, das 8h30min às 16h30min, no T Cultural Tereza Franco da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). A mostra conta com apoio do gabinete do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Informações: (51) 3220-4187, com Cláudia.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA