31/07/2014

Foto: Tonico Alvares

Concurso lançado hoje definirá projeto para o novo prédio

Institucional

Presidente Garcia lança concurso para projeto do prédio anexo da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), apresentou na manhã desta quinta-feira (31/7), no Salão Nobre Dilamar Machado, os dados do lançamento do concurso que escolherá o melhor projeto arquitetônico para a construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho. Acompanhado pelo presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - RS, Tiago Holzmann da Silva, Garcia assinou o documento que sinaliza a prestação de serviços técnicos especializados para a organização de concurso público nacional de arquitetura.

Professor Garcia destacou que há algum tempo a Câmara Municipal passa por dificuldades de funcionalidade. “Nossas condições são modestas. O novo prédio deverá ter cerca de 8.000 m² e abrigará de forma inteligente, sustentável e transparente as diretorias Geral, de Patrimônio e Finanças e Administrativa. No total, serão três andares com garagem, escritórios e salas de reuniões”, concluiu.

Holzmann elogiou a criação do concurso e disse que o processo transparente, amplo e democrático resultará na construção e desenvolvimento de um belo projeto. “Contaremos com a participação de arquitetos de todo o Brasil. Não há dúvida que a comissão julgadora terá um grande desafio para escolher o vencedor”, enfatizou o arquiteto.

Projeto

O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara Municipal, que em 2014 é presidida pelo diretor-geral, Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A previsão é de que as obras para construção do novo prédio tenham início ainda neste ano e sua conclusão ao final da atual legislatura. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público, maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar.

Concurso

Os concorrentes irão apresentar propostas de estudo preliminar de arquitetura para a construção do prédio anexo. A rubrica para custear a elaboração do projeto será de R$ 341,8 mil, sendo deste valor R$ 70 mil a título de prêmio para o primeiro colocado.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
 
 

Ouça: Construção do Prédio Anexo da Câmara deve estar concluída em 2017


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA