26/08/2014

Foto: Cristiane Moreira

Os jurados: Ana Zavadil, Kátia Costa, Vinícius Vieira e Ubiratan Fernandes
Foto: Elson Sempé Pedroso

O júri durante avaliação dos trabalhos

Cultura

Câmara divulga selecionados para o 20º Salão de Artes

A Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou, nesta terça-feira (26/8), a lista dos selecionados para participar de seu 20º Salão de Artes Plásticas. O evento reunirá 57 trabalhos de 40 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado a partir de 2 de setembro, quando será aberto oficialmente em solenidade marcada para as 19 horas no Plenário Otávio Rocha. Somente na cerimônia serão conhecidos os vencedores do Prêmio Aquisição (R$ 7 mil) e dos cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade (R$ 1 mil cada), além das menções honrosas concedidas. 

Os participantes foram escolhidos pela Comissão de Seleção e Premiação formada por Kátia Costa, presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa; Vinícius Vieira, presidente da Associação dos Escultores do Estado do RS; Ana Zavadil, crítica de arte e curadora-chefe do Museu de Arte do RS Ado Malagoli, e Ubiratan Fernandes, artista indicado pela Presidência da Câmara.

O evento teve 180 portfólios inscritos homologados, dos quais 45 foram pré-selecionados para concorrer à etapa final de seleção. Na avaliação dos trabalhos, a Comissão levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.  

Visitação

O 20º Salão poderá ser visitado de 2 de setembro a 3 de outubro na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4187 e 3220-4318 e na página da Internet salao.camarapoa.rs.gov.br

História

Idealizado pelo ex-vereador e escritor Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988 (após a ditadura militar), quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA