25/11/2014

Foto: Tonico Alvares

Roberto Costa (e) realizou pesquisa em escolas públicas municipais

Garcia recebe pós-doutorando em obesidade infantil

Na tarde dessa terça-feira (25/11), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Professor Garcia (PMDB), recebeu o professor e pesquisador da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Roberto Costa, que está desenvolvendo sua tese de pós-doutorado com foco na obesidade e doenças crônicas ligadas aos alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

Segundo Costa, um estudo realizado em 2011 com estudantes de 7 a 10 anos indicou que 25% das crianças sofrem com a obesidade. “A pesquisa foi realizada em escolas públicas municipais e acredito que o resultado se atribua à ausência de políticas públicas para o efetivo enfrentamento desse problema. A questão é global, e esses índices se estendem também para escolas estaduais e particulares.”, ponderou.

Para o professor, a obesidade é a porta de entrada para o início de outros problemas. “Os próprios pediatras não estão acostumados a medir a pressão arterial das crianças, por exemplo. Uma avaliação médica no inicio do ano letivo seria um passo no sentido de prevenir diagnósticos mais graves ao longo da vida dos pequenos”, afirmou.

Professor Garcia, que é graduado em Educação Física pela UFRGS e ministrou classes por mais de duas décadas, destacou que o perfil das aulas exigiria alteração no sentido de implementar uma cultura de constante acompanhamento dos jovens. “Além das mudanças de estrutura das aulas e exigências e restrições de venda de determinados alimentos nas cantinas escolares que já existem, seria necessário uma incidência da família nesse novo modelo, tendo em vista que a obesidade também está ligada a fatores e comportamentos além da escola”, concluiu.

O presidente se comprometeu a estreitar o assunto junto à secretária municipal de Educação, Cleci Jurach.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA