08/12/2014

Foto: Elson Sempé Pedroso

Vereador Elizandro Sabino (PTB)

Plenário

Projeto concede diploma de Honra ao Mérito à Clínica Help

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto que concede o Diploma de Honra ao Mérito à Clínica Help – Assessoria Psicológica Sociedade Simples Ltda. Conforme o autor da proposta, vereador Elizandro Sabino (PTB), o local contribui junto ao Poder Público Municipal na luta pela reabilitação de dependentes químicos. “No Brasil, os problemas relacionados à saúde mental e à qualidade de vida têm sido, cada vez mais, objeto de preocupação por parte das famílias, dos educadores, das autoridades governamentais, dos meios de comunicação e dos profissionais da saúde”, afirmou o vereador. De acordo com ele, está crescendo o interesse de todos por informações mais esclarecedoras e de amplo alcance populacional que auxiliem os indivíduos na identificação de suas dificuldades, a fim de que, entendendo-as como doenças, possam buscar tratamento.

A Clínica Help, que iniciou suas atividades em 2003, nasceu não só do encontro de profissionais com larga bagagem na psicologia clínica, mas de seu anseio pela implementação de uma proposta de tratamento centrada na atenção aos pacientes e na sua reabilitação e reinserção social. A Clínica Help atua no tratamento das diversas demandas em saúde mental, mas tem, como carro-chefe, o tratamento da dependência química. O tratamento ambulatorial permite que o indivíduo possa enfrentar suas dificuldades e especificidades psicológicas, suas comorbidades psíquicas, sem precisar afastar-se de suas atividades laborais e de seus vínculos socioafetivos positivos. 

A Clínica Help também representa o Comad de Porto Alegre no Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Rio Grande do Sul (Coned/RS). Conforme o vereador, o local já atendeu a algumas centenas de indivíduos e famílias. E, há três gestões, ocupa, voluntariamente, lugar de conselheiro junto ao Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), de Porto Alegre, no qual busca, junto com representações do Executivo Municipal e de outras entidades da sociedade civil, contribuir na formulação de políticas públicas e ações mais eficazes para a questão do uso indevido de substâncias químicas, como o álcool e outras drogas, para a sociedade porto-alegrense. 

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA