16/12/2014

Foto: Vicente Carcuchinski

Diza é presidente da Fundação que leva o nome do seu filho Thiago Gonzaga
Foto: Vicente Carcuchinski

Acompanhada do marido Régis (d), Diza recebeu diploma entregue por Bosco (c)

Diza Gonzaga, criadora do Vida Urgente, é Cidadã de Porto Alegre

A arquiteta Maria Edi de Moraes Gonzaga, mais conhecida como Diza Gonzaga, recebeu, nesta terça-feira (16/12) à noite, o titulo honorífico de Cidadã de Porto Alegre, proposição conjunta dos vereadores João Bosco Vaz e Mário Fraga, ambos do PDT. Diza é natural da cidade gaúcha de Santiago, onde nasceu no dia 23 de junho de 1954. Emprestou seus serviços a diversas cidades de nosso estado na área do planejamento urbano, construindo praças e prédios públicos. Coordenou o Programa de Creches Comunitárias da Legião Brasileira de Aassistência (LBA), sendo responsável pela implantação de dezenas delas no Rio Grande do Sul. Diza também coordenou o Núcleo de Obras da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social.

É casada com o professor Régis Gonzaga, mãe de seis filhos, entre eles, Thiago de Moraes Gonzaga, que morreu precocemente vítima de acidente de trânsito e foi inspirador da Fundação Thiago Gonzaga. Como idealizadora e presidente da Fundação, Diza criou a campanha Vida Urgente, através da qual coordena ações como a Madrugada Viva, Buzoom, Escola Urgente, Vida Urgente no Palco, Vida Urgente In Concert, entre tantas outras, sempre visando à prevenção de acidentes de trânsito envolvendo jovens.

“É por esta extensa ficha de serviços prestados, sua dedicação e trabalho realizados com a intenção de preservar nossos jovens, numa demonstração de amor ao próximo, que propomos a homenagem”, disse o vereador João Bosco Vaz ao homenagear Diza, lembrando que “ela e o Régis abraçaram essa causa sofrida e doída para amenizar a dor de familiares com a perda de alguém”.

Bosco destacou que tem uma estreita ligação com a família Gonzaga, porque foi ele quem propôs o nome de Thiago Gonzaga a uma praça na Avenida Porto Alegre, próximo ao cemitério João XXIII, como reconhecimento da Câmara à Fundação. Se referiu a Diza como “uma guerreira que ajuda as famílias a se fortalecerem diante de uma perda”.

Thiago

Diza recorda que chegou em Porto Alegre aos 9 anos de idade e teve dificuldades para se adaptar à Capital, com toda a sua modernidade, pois recém chegara do interior do Estado. Falou das campanhas para tirar o Brasil do vergonhoso terceiro lugar no ranking do número de mortes no trânsito, a maioria dos casos envolvendo jovens. Questiona as estatísticas de que o trânsito mata por ano mais de 50 mil pessoas, “mas não conta mortes como a do meu Thiago, que fica morto, estatelado no asfalto”.

Elogiou as palavras do vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que é médico legista, ao lembrar que “é triste ver nos fins de semana os pais buscarem seus filhos no Instituto Médico Legal para sepultá-los”. Diza agradeceu a homenagem e a todos que ajudaram a alavancar o trabalho da Fundação Thiago Gonzaga pensando em dar conforto às famílias na hora da dor.    

A sessão foi presidida pela vereadora Any Ortiz (PP), deputada estadual eleita e que prometeu continuar dando apoio ao projeto da Fundação Thiago Gonzaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Participaram ainda o vice-prefeito Sebastião Melo e Salim Sessim Paulo, presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA