04/02/2015

Foto: Leonardo Contursi

Marcelo Sgarbossa

Plenário

Vereador quer incentivar empresas a estimularem o uso da bicicleta

Entrou em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (4/2), o projeto de Lei que cria o programa Vou de Bike e o selo Empresa Amiga da Bike. A proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) quer estimular o uso das bicicletas como meio de transporte na ida ao trabalho.

“Muitas empresas não contam com bicicletários ou paraciclos, tampouco vestiários para banho e troca de roupa. Para que trabalhadores sejam motivados a utilizar a bicicleta, é importante que indústrias, empresas e instituições comerciais sejam incentivadas a criar estruturas físicas para guardar as bikes e atender às necessidades de funcionários ciclistas”, ressalta o parlamentar.

A proposta foi elaborada em conjunto com o Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), entidade sem fins lucrativos que busca incentivar o uso da bicicleta. A intenção do projeto é fazer com que o Executivo Municipal proponha medidas de incentivo às empresas que tenham e mantenham locais adequados para o estacionamento de bicicletas e vestiário para os funcionários, com locais para banhos e armários. “Por exemplo, propor desconto no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao imóvel não residencial em que funcionem indústrias, empresas e lojas comerciais certificadas com o selo Empresa Amiga da Bike, desde que cumpridos os requisitos legais”, cita Sgarbossa.

Com a ampliação do uso da bicicleta a expectativa é melhorar a qualidade de vida da população, reduzindo o tráfego de automóveis e, consequentemente, a poluição na cidade. “Além de privilegiar a segurança de ciclistas e pedestres.”

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)


  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA