27/02/2007

Foto: Juliana Freitas

Valim explicou paralisação de obras

Cedecondh

Loteamento Cristiano Kraemer pára por falta de recursos

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal realizou sua primeira reunião de 2007 nesta terça-feira (27/02). O tema em pauta foi o atraso das obras do Loteamento  Cristiano Kraemer, na região Centro-Sul de Porto Alegre.

A presidente da comissão de obras dos moradores, Roselaine Netto, explicou que em 2006 houve assinatura de contratos entre a Caixa Econômica Federal, o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e as 123 famílias que irão residir nas unidades habitacionais do loteamento. De acordo com Roselaine, a obra deveria iniciar no início de outubro do ano passado e a previsão era de que as primeiras casas estivessem concluídas em, no máximo, 160 dias.  “Mas depois de trabalharmos seis anos coletivamente no Orçamento Participativo e conquistarmos as verbas para o loteamento, a empresa responsável pelas obras afirma que os recursos são insuficientes para dar continuidade ao projeto”, disse a moradora.

O diretor da Concretos Rápidos, Rudinei Valim, afirmou que a empresa tinha interesse na obra por dispor de uma tecnologia diferenciada. “Sabíamos que não teríamos lucro, mas não podemos ter prejuízos também. Aceitamos o contrato para colocarmos a nossa tecnologia no mercado, mas os atrasos dos repasses têm inviabilizado a obra.” Valim disse que no total a empresa executou 23,7% do projeto. Afirmou que será necessário complementar o valor da obra, calculado inicialmente em R$ 6 mil por unidade habitacional. “Seria necessário recalcular o projeto e dispor de pelo menos mais R$ 1 mil por cada casa”, afirmou Valim.

O presidente da comissão, vereador Carlos Comassetto (PT), afirmou que pretende relatar o caso imediatamente ao prefeito José Fogaça, promovendo uma audiência com a presença dos vereadores da Cedecondh e do gerente regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Maciel Zeni, para que seja iniciada negociação com o objetivo de complementar os recursos necessários para o término do loteamento, sem que as obras sejam paralisadas.

Também participaram da reunião os vereadores Carlos Todeschini (PT), João Carlos Nedel (PP) e Margarete Moraes (PT), que reclamou da ausência de um representante do Demhab na reunião. 

Alexandre Costa (Reg. Prof. 7587)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA