24/04/2015

Foto: Elson Sempé Pedroso

Ato de criação do Parlamento Metropolitano foi hoje na Câmara de Porto Alegre
Foto: Elson Sempé Pedroso

Mauro Pinheiro será o primeiro presidente do colegiado

Presidência

Parlamento Metropolitano quer ampliar atuação de vereadores

A Região Metropolitana passa a contar oficialmente com um novo espaço de debates políticos. Na manhã desta sexta-feira (24/4), foi realizado o Ato de Instalação do Parlamento Metropolitano, que reúne 442 vereadores de todas as 34 cidades da Grande Porto Alegre, englobando cerca de três milhões de eleitores.

A cerimônia ocorreu no plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal da Capital. “É na Câmara de Vereadores e na Prefeitura que os cidadãos batem na porta para reivindicar melhorias”, lembrou o prefeito de Porto Alegre. José Fortunati destacou a importância do Poder Legislativo. “É ali que está representado o poder de forma plural, com a pluralidade de ideias”.

Sobre o Parlamento Metropolitano, disse que será um fórum para “unificar as forças” para que se possa buscar recursos para projetos que ajudem a melhorar a situação das cidades da região de forma integrada. “Desejo vida longa. A Prefeitura quer contribuir para que este parlamento tenha uma atitude política importante para o País.”

Na sequência, falaram os seis vice-presidentes regionais do Parlamento Metropolitano. “Estamos vivendo um momento histórico. Espero que possamos trabalhar unidos, pensando nas nossas cidades e no nosso Estado”, afirmou o vereador Diego Martins (PMDB - Portão). “Hoje damos o pontapé inicial. Vamos ter muito trabalho daqui para a frente”, complementou o vereador Leonar Marinho (PT - Viamão).

O presidente da Câmara de Taquara, Eduardo Kohlrausch (PTB), disse estar esperançoso. “Queremos atender às demandas das cidades da nossa região do Vale do Paranhana, que são muito carentes”. Já Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita) ressaltou os anseios da sociedade. “A população exige e as ruas demonstram o quanto a nossa sociedade espera uma postura diferente dos políticos.”

Única mulher, a presidenta da Câmara de Estância Velha, Neila ‘Mana’ Becker (PT), afirmou se sentir honrada em fazer da Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano. “É um espaço muito importante para que possamos trabalhar os temas regionais que são fundamentais para as nossas cidades”. “Queremos ampliar o debate de ideias para que possamos resolver os problemas de nossos municípios”, acrescentou o presidente do Legislativo de Guaíba, Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB).

Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Maurício Dziedricki (PTB) salientou que o Parlamento Metropolitano “demonstra o prestígio de cada vereador da nossa região, e a responsabilidade deles com a sua gente”. Também fizeram parte da mesa o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e o diretor-superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto.

Soluções integradoras

O último a falar foi o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT). Empossado na Presidência do Parlamento Metropolitano, o vereador lembrou a maratona de viagens que fez, visitando 33 cidades da região. “O dia de hoje traduz o resultado deste esforço, acredito no sucesso do projeto, que passa a ser um projeto coletivo.”

Pinheiro destacou a necessidade de buscar soluções conjuntas para problemas que são comuns. “Devemos perseguir soluções integradoras e estruturantes, de forma a atender o maior número de cidadãos, independentemente das cidades onde residam. As fronteiras existentes entre as cidades não podem ser obstáculos para a discussão, o encaminhamento e a solução de problemas compartilhados”.

“O Parlamento Metropolitano irá, entre outras metas, propor a unificação de legislações municipais em temáticas urbanas comuns, incentivar a modernização dos poderes Legislativos integrantes, proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas, e, fundamentalmente, promover uma série de debates”, projetou o presidente.

Segundo ele, o novo fórum também será um espaço de debates de temas atuais, como a Reforma Política e as regras para as próximas eleições. “Temos, na atual nominata, praticamente todos os partidos representados. Queremos fazer este debate para que os vereadores possam ser escutados.”

A solenidade contou, ainda, com a presença dos vereadores de Porto Alegre Airto Ferronato (PSB), Alberto Kopittke (PT), Carlos Casartelli (PTB), Cassio Trogildo (PTB), Clàudio Janta (SDD), Delegado Cleiton (PDT), Fernanda Melchionna (PSOL), João Carlos Nedel (PP), Kevin Krieger (PP), Lourdes Sprenger (PMDB), Marcio Bins Ely (PDT), Professor Garcia (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

Mesa Diretora do Parlamento Metropolitano
Presidente: Mauro Pinheiro (PT - Porto Alegre)
Secretário-geral: Juarez Souza (PMDB - Gravataí)
1º secretário: Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo)
2º secretário: Valetin Melo (PT - Nova Hartz)

Polos Legislativos Regionais
Vale do Caí: vice-presidente Diego Martins (PMDB - Portão)
Cidades: Capela de Santana, Montenegro, Portão, São Sebastião do Caí

Vale do Gravataí: Éderson ‘Dedo’ Machado (PT - Viamão)
Cidades: Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão

Vale do Paranhana: Eduardo Kohlrausch (PTB - Taquara)
Cidades: Igrejinha, Parobé, Rolante, Taquara

Vale do Rio dos Sinos: Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita)
Cidades: Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Canoas

Vale do Sapateiro: Neila ‘Mana’ Becker (PT - Estância Velha)
Cidades: Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Araricá

Carbonífera: Ernani ‘Chacrinha’ (PMDB - Guaíba)
Cidades: Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Triunfo

Comissões Permanentes
Os grupos de trabalho, formados por vereadores das 34 Câmaras, terá a finalidade de elaborar estudos e propostas relacionados às temáticas. 

A escolha dos coordenadores de cada comissão ocorrerá em reuniões preliminares, ainda sem data definida. Segundo o presidente Mauro Pinheiro, a intenção é promover grandes seminários temáticos no fim do ano. “Pensamos em convidar autoridades, até de fora do País, para que possamos conhecer melhor algumas experiências positivas que outras cidades e regiões implantaram”, acrescentou.

1. Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura
2. Transporte e Mobilidade
3. Saúde
4. Meio Ambiente e Saneamento
5. Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte
6. Segurança, Direitos Humanos e Cidadania
7. Turismo e Desenvolvimento Econômico e Regional

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prog

Leia mais:
Presidente Mauro Pinheiro saúda criação do Parlamento Metropolitano

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA