04/05/2015

Foto: Leonardo Contursi

Priscila Moser disse que o Lanagro atua inclusive em operações policiais

Plenário

Tribuna Popular destaca importância do Laboratório Agropecuário do Estado

O Laboratório Nacional Agropecuário do Estado do Rio Grande do Sul (Lanagro/RS) ocupou, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre desta segunda-feira (4/5), o espaço destinado à Tribuna Popular. Na oportunidade, foi destacada a importância econômica e social da instituição.

A chefe da Divisão Técnica do Lanagro/RS, Priscila Moser, afirmou que a entidade oferece suporte, em nível nacional, aos setores alimentícios, pecuários e agropecuários. "Contudo, há no Brasil, apenas seis laboratórios como o nosso, o que coloca Porto Alegre em destaque, pois é umas das poucas capitais que possuem nosso trabalho", disse. Segundo Priscila, as atribuições da Lanagro/RS são analisar todas as demandas do Ministério da Agricultura, auditar os laboratórios credenciados, realizar pesquisas no setor e manter bancos de dados de referência agropecuária. "Um dos laboratórios da Lanagro/RS em Porto Alegre fica no Bairro Ponta Grossa e realiza diagnósticos de doenças animais, produz análises de produtos de origem animal e realiza classificações vegetais", informou.

Priscila ressaltou que o Lanagro/RS conta com um corpo técnico altamente graduado, que tem atuações destacadas inclusive em operações policiais, como a que prendeu fraudadores de leite e a que descobriu irregularidades na produção das indústrias exportadoras de frangos do Estado. "Também fazemos o controle de 100% das vacinas de febre aftosa e, em âmbito internacional, já recebemos mais de 15 países em nossos laboratórios para trocarmos novas tecnologias e aprendizados", destacou. Ela finalizou sua fala ressaltando que o trabalho de excelência do Lanagro/RS e sua constante expansão somente serão contínuos e eficazes se for mantido o apoio dos governos municipal, estadual e federal. 

Lideranças 

Em tempos de Lideranças, dois vereadores comentaram a participação do Lanagro/RS na Tribuna Popular:

SEGURANÇA - Pablo Mendes Ribeiro (PMDB) disse que o Lanagro/RS é uma entidade fundamental para o crescimento do país. “Existem vários laboratórios no Brasil, mas o Lanagro é uma das unidades que mais contribuem com o primeiro setor. Os certificados lá produzidos, através da análise de produtos nacionais e também importados, garantem a segurança dos alimentos consumidos.” Pablo afirmou que o trabalho do laboratório é "muito discreto aos olhos da população", apesar de afetar diretamente a vida das pessoas. “Sua ação identifica problemas na origem, como foi o caso das operações Leite Compensado e Febre Aftosa. Meu pai, quando ministro da Agricultura, sempre enalteceu o laboratório e seus funcionários. Houve forte pressão para tirá-lo do Estado, mas meu pai lutou para que permanecesse", concluiu.

EXPANSÃO - Airto Ferronato (PSB) declarou que a Câmara tem a missão de ajudar a dar maior rapidez ao processo de ampliação e reforma do prédio do Lanagro/RS, na zona sul de Porto Alegre. “Estou na Casa desde 1989 e sei das complicações e do emaranhado de regras e normas que existem no país. Acelerar o processo interno em Porto Alegre é necessário para não perdermos os prazos e, consequentemente, os recursos destinados à instituição”, afirmou. Ferronato comentou a competência dos profissionais que trabalham no laboratório. “São vocês que determinam o que pode e o que não pode ser colocado no mercado, através de um elaborado padrão de qualidade. Por isso contem conosco como companheiros de empreitada. Teremos a satisfação de ver o Lanagro ampliado, prestando ainda mais serviços para todo o povo brasileiro”, finalizou.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA