06/03/2007

Foto: Caroline da Fé

Índios Charruas querem área para morar

Comissão

Cedecondh recebe índios Charruas

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal recebeu nesta terça-feira (6/3) representantes das comunidades indígenas Charruas, que reivindicam área para moradias e desenvolvimento de atividades para sua subsistência. Atualmente, os Charruas estão assentados em uma área do município na Avenida Cristiano Kraemer, morando em um galpão de 300 metros quadrados. Apesar de terem recebido R$ 160 mil para aquisição da área, por meio de uma emenda do senador Paulo Paim (PT), não foi possível liberar os recursos por questões técnicas.

A prefeitura de Porto Alegre tenta negociar a compra de cinco hectares de terra para os Charruas no Cantagalo, na região Extremo-Sul da cidade. O presidente da Cedecondh, vereador Carlos Comassetto (PT), disse que a comissão vai acompanhar o caso, solicitando informações aos órgãos competentes e às lideranças indígenas e visitando as comunidades.

Cronograma

A Cedecondh também apresentou hoje o calendário de programação para o mês de março e o começo de abril, com os temas que serão abordados, as datas e os horários das respectivas audiências. 

De 19 a 23 de março, a Cedecondh promove um seminário sobre os Quilombos Urbanos e exposição de artes plásticas e artesanatos, com destaque para o dia 21 de março, data que marca mundialmente a luta contra a discriminação racial. No dia da abertura será realizado um painel que vai abordar o “Estatuto da Igualdade Racial”. No dia 20 haverá uma audiência pública e o debate sobre os “Quilombos Urbanos”.

No dia 26, a Cedecondh promove uma discussão sobre a Escola Técnica Federal da Restinga. No dia seguinte (27/3) a comissão discutirá temas relacionados a segurança pública nas unidades de saúde e escolas do município. No dia 3 de abril, os vereadores estarão recebendo comunidades para discutir questões que envolvem loteamentos irregulares. O atendimento deficiente nas unidades de saúde da rede municipal também será tema de audiência promovida pela Cedecondh, dia 5 de abril, às 14 horas, na Igreja da Rosa Mística, na Ponta Grossa.

Todos os vereadores da comissão participaram das atividades.

Alexandre Costa (reg. prof. 7587)

  Câmara Municipal de Porto Alegre.                                                                   desenvolvimento: Assessoria de Informática-CMPA e PROCEMPA